Kathleen Hall, chief brand officer da Microsoft: “A tecnologia mantém as pessoas próximas” (Reprodução)

A chief brand officer da Microsoft, Kathleen Hall, abriu a sua participação no CMOs in the Spotlight do Cannes Lions Live realizado nesta terça-feira (2) falando sobre o momento desafiador enfrentado atualmente pelas marcas para manterem a sua relevância diante dos consumidores.

“O espírito mudou, tudo está mais fragmentado, e o melhor a fazer é ter times diversos para estar próximo do contexto social e entender em que território a marca deve atuar”, responde Kathleen ao mediador Daniel Franklin, editor executivo da revista The Economist, patrocinadora do painel do Lions Live, que acontece entre os dias 1 e 5 de março.

Segundo a executiva, as marcas devem ter cautela ao traçar as suas ações, mas o medo não pode paralisá-las. “Recomento seguir sempre o caminho da verdade, do seu produto, da sua marca, dos seus programas sociais, valores e iniciativas filantrópicas”, alerta.

Exacerbadas pelas mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, as mudanças resvalam também no mundo do trabalho, colocado em home office em todo o mundo para conter a transmissão do novo coronavírus. “A tecnologia mantém as pessoas próximas e conectadas, possibilitando a continuidade do trabalho, mesmo à distância”, lembra Kathleen, que vem revesando presenças físicas entre uma a duas vezes por semana.

A executiva admite que o contato físico faz falta, especialmente em processos criativos, mas reforça que os recursos disponíveis ainda são capazes de promover “olho no olho” mesmo remotamente. “Surpreendeu-me o fato das pessoas poderem criar a partir dos recursos que temos hoje”, confirma. Para Kathleen “é preciso ter empatia para entender como se sentem as pessoas que usam os nossos serviços”. A plataforma Microsoft Teams, por exemplo, tem sido utilizada como uma das escolhas do mundo corporativo para conectar os seus funcionários.

Manter a saúde mental da equipe é responsabilidade de toda liderança. “O cérebro não é um programa”, adverte a chief brand officer da Microsoft. Kathleen conta que, ao longo do trabalho remoto, foi ajustando as demandas em parceria com a sua equipe a fim de conciliar o lado profissional com as demandas familiares, especialmente ligadas à educação das crianças.

Com um elevado número de mulheres no time, foram definidos intervalos entre reuniões para garantir a produtividade. Mesmo diante do distanciamento social, Kathleen deixa como recado a importância de usar os recursos tecnológicos para manter a conexão social entre as pessoas.