Um comunicado interno assinado pelo diretor de redação Ascânio Seleme informou as mudanças planejadas durante os últimos seis meses: foram 12 desligamentos e 22 contratações na redação do jornal O Globo, além de uma série de importantes modificações com o objetivo de “avançar mais no mundo digital”. Uma nova estrutura de vídeo vem sendo construída com a criação de dez novas vagas. O objetivo é vê-la funcionando no máximo em dois meses. São produzidos hoje, por dia, cerca de 18 vídeos exibidos no site do jornal e a intenção é ampliar esse volume, aproximando-se do formato da web-TV. Também estão sendo abertos espaços no site para novos blogs e colunas.
Chico Amaral, editor-executivo de multimídia do jornal, diz que todas as mudanças têm como foco adaptar o fluxo de trabalho da redação a um jornal multifacetado, com distribuição de conteúdo em sintonia com o leitor do século 21. “A redação concentrava seus esforços no momento de pico de produção, que era o fechamento do jornal impresso, o grande marco de referência do trabalho desde sempre. Daqui para frente, o impresso continua sendo a estrela, mas nos adequamos para oferecer informação qualificada para todas as plataformas ao longo do dia.”
Os editores começam a trabalhar mais cedo, basicamente. No lugar da reunião do fim da tarde para definir manchetes e afins, a reunião é bem cedo, pela manhã, e o trabalho de edição perdura o dia todo. É um processo de edição contínuo, que não tem “pico”. O digital comanda o planejamento desde o início e, ao longo do dia, define-se o que vai para mobile, site, tablet, impresso.
Dentro da reestruturação, alguns editores saíram – como Orivaldo Perin, Cristina Alves e Ricardo Mello – e a coluna de economia “Negócios & Cia”, de Flávia Oliveira, foi extinta. Maria Fernanda Delmas assumiu a editoria de Economia e foi criada uma nova, chamada Sociedade, que englobará as notícias de Ciência, Saúde, Educação, Digital e Mídia, Religião, Sexo e História, e será chefiada por William Helal Filho.
As áreas de cobertura do jornal foram agrupadas por temas: País, Rio, Mundo, Sociedade, Esportes, Economia e Cultura são vistas diariamente. Suplementos e Estilo, só esporadicamente e nos fins de semana. Foi a maneira encontrada de organizar conteúdos que estavam dispersos.
Amaral diz que, além de mais atraente, o jornal torna-se mais alinhado às expectativas dos leitores. Um bom exemplo do novo momento do jornal é a coluna que diariamente aparece logo na página dois, intitulada “Conte algo que não sei”. É uma tentativa de surpreender o leitor com conteúdos mais inesperados e interessantes.