Das 52 semanas do ano, apenas 10 delas contam com episódios inéditos do seriado “Game of Thrones”. Mesmo assim, é a série mais pirateada há cinco anos, a mais comentada e aguardada pelo público. O que torna GoT tão popular assim? Qual a importância da estratégia de marketing realizada pelo canal de TV a cabo HBO na divulgação da produção inspirada nos livros de George R. R. Martin?
As séries de TV sempre fizeram parte da vida do brasileiro, mas, com o advento das mídias sociais e a comunicação constante com amigos, colegas de trabalho e pessoas conhecidas apenas no mundo virtual, o debate sobre os interesses é muito mais frequente, o que aumenta a exposição dos assuntos. Combinado a isso, uma enxurrada de notícias vindas de portais especializados e influenciadores digitais, a impressão que fica é que um tema nunca se esgota.
É exatamente aí que toda a estratégia de marketing feita pela HBO e até mesmo a configuração da série despertam interesse e chama a atenção. Em um mundo movido pelo compartilhamento de experiências no mundo virtual, a eterna busca pelas curtidas e visualizações, a HBO acerta em cheio quando promove ações sobre a série em locais públicos, como os White Walkers nas ruas de Londres, o transporte com trono de ferro em Nova Iorque ou a realização de tatuagens características de GoT.
Ela proporciona experiências aos fãs da série, que compartilham esses momentos e propagam a divulgação da marca Game of Thrones. O fato de trazer a ficção para o mundo real, em uma época que ser geek e viciado em seriados e afins é algo descolado, e não mais visto como estranho, a HBO desperta o interesse do público e promove a série a partir da vontade natural do ser humano de se exibir. É preciso acompanhar GoT para fazer parte do clube.
Outro ponto que chama atenção em “Game of Thrones”, agora pelo lado da sua distribuição de conteúdo, é o fato de ter temporadas com apenas 10 episódios. As temporadas das séries, em geral, são compostas por 20 ou mais episódios, preenchendo quase metade do ano. A escassez desperta o desejo do consumidor e os episódios inéditos de GoT são escassos durante o ano, fazendo com que a expectativa seja altíssima para as novidades.
A ação de marketing da HBO sobre o seriado é feita para despertar a curiosidade do fã de “Game of Thrones” e incentivá-lo a compartilhar todo o conteúdo que é produzido sobre a série. Tudo isso também gera o interesse em consumir produtos com a marca do seriado, para cada vez mais fazer parte do clube que vive “Game of Thrones”. O ser humano gosta de pertencer e isso nos dias de hoje é ainda mais forte.
Outro ponto importante sobre GoT é que o público sempre faz paralelos entre suas vidas e a dos personagens favoritos. Em um seriado sobre a época medieval, disputa por poder, o confronto entre diferentes casas, tudo isso é facilmente associado à vida cotidiana dos fãs da série. Essa aproximação entre o imaginário do seriado e a vida real foi bem explorada pela HBO ao proporcionar experiências reais, deixando os telespectadores mais próximos dos seus “semelhantes” no seriado.
A 8ª e última temporada da série deve despertar ainda mais interesse do público, que ficará quase dois anos aguardando episódios inéditos. Além disso, será a temporada final, com a possibilidade de episódios mais longos. Porém, para desespero dos fãs de GoT, será uma temporada ainda mais curta, com apenas seis episódios. É a combinação ideal para gerar expectativas altíssimas. Vamos aguardar para ver se a HBO realiza ações de marketing à altura da expectativa do público.
Mike Zizzari é CEO da New//It