A festa de premiação da 29ª edição do Prêmio Marketing Best, organização conjunta da Editora Referência e da MadiaMundoMarketing, aconteceu na noite desta terça-feira (6), no Tom Brasil, em São Paulo, com a presença de cerca de mil pessoas, entre dirigentes de agências, anunciantes e veículos de comunicação. O prêmio reconhece os melhores cases de marketing do ano. 19 iniciativas foram premiadas, entre elas, campanhas da AACD, Apae-SP, ESPM, Banco Original, Abril e Vigor, que também foi homenageada como a Empresa de Marketing do Ano (veja a relação completa dos vencedores aqui). Os mestres de cerimônia Elisângela Peres, do Grandes Nomes da Propaganda, e João Faria, da Rádio Estadão, apresentaram a premiação.
Também foi entregue na premiação o troféu de Marketing Citizen 2016 para Walter Longo, presidente do Grupo Abril. O discurso do executivo foi um dos destaques da noite. Ele convocou o mercado publicitário a voltar a ser otimista, a reinventar o negócio e valorizar as marcas e empresas.
“É uma honra ter sido escolhido o Marketing Citizen 2016 e estar ao lado de talentos tão reconhecidos como os ganhadores anteriores, João Ciacco, Roberto Justus e Paulo Giovanni. Dizem que trabalhar em publicidade e marketing no Brasil os dias passam devagar e os anos depressa. Mas neste 2016 que se encerra agora, o ano parecia que não ia acabar. Foi um período duro, mas foi na verdade um ano importante para todos nós. Um ano de mudança de ciclo, rito de passagem em que estamos dando início a um novo Brasil. As dores de parto que estamos sentindo agora é porque estamos trocando o país dos espertos pelo país dos honestos. E isso não se faz sem muita resiliência, luta e sacrifício. No setor de propaganda essas dores foram sentidas ainda mais, a razão disso é que estamos enfrentando duas crises simultâneas: uma crise conjuntural econômico-financeira, que se soma a uma crise estrutural de modelo de negócio. Poucos setores da economoia estão precisando revisar seus conceitos e paradigmas quanto nós. Poucos segmentos de atividade estão sendo impactados pela tecnologia como o markeitng e a comunicação publicitária”, falou ele.
Longo também traçou um paralelo com o presente e o futuro. “Até pouco tempo atrás, liderar uma organização e planejar o futuro dela era como um GPS: a gente sabia onde estava, tinha noção de onde queríamos chegar e definíamos o caminho até lá. Agora nossa missão se transformou no Waze: sabemos onde estamos, onde queremos chegar, mas o caminho vai se alterando o tempo todo conforme as circunstâncias. Por isso não devemos temer mudanças. O momento é de união, de esforços coletivos. Um bom negócio é aquele em que os dois lados perdem: perdem o medo de ouvir, perdem suas verdades absolutas. Só assim a gente faz um bom negócio. Na disputa entre mídias tradicionais e digitais, a solução é a soma e não a substituição. Dziem que depressão é excesso de foco no passado, estresse é foco de excesso no presente e ansiedade é excesso de foco no futuro. O problema é que nessa fase do mundo em que nós estamos, o passado está distante, o presente é fulgaz e o futuro está bastante incerto. O que precisamos é aprender com o passado, enfrentar o presente e nos preparar para o futuro, seja ele qual for. Está na hora de voltarmos a ser gestores de fato e de direito e não apenas chefes de plantão. Acho que chegou a hora de voltarmos a ser otimistas, a reinventar o nosso negócio e simultaneamente valorizar nossas marcas e empresas através do respeito e admiração mútuos como faz esse prêmio essa noite. Está em nossas mãos desenhar o futuro da comunicação publicitária e do marketing no nosso país e nós do Grupo Abril estamos não apenas abertos , mas firmemente engajados nessa busca por novos caminhos”, disse Longo.
O executivo foi escolhido pelo júri para ser homenageado pela excelência de seu desempenho e trajetória. Longo é formado em administração de empresas, com MBA na Universidade da Califórnia. Antes de trabalhar na Abril, Longo estava no Grupo Newcomm. O executivo teve passagens pela TVA e MTV.
A comissão julgadora foi presidida por Jomar Pereira da Silva Roscoe, jornalista e presidente da Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade). Participaram do júri Décio Clemente, presidente da Dclemente & Associados e comentarista de marketing da Rádio Jovem Pan; Francisco Alberto Madia de Souza, presidente do MadiaMundoMarketing e da Abramark (Academia Brasileira de Marketing); Francisco Gracioso, conselheiro associado da ESPM e integrante da Abramark; e José Estevão Cocco, presidente da J.Cocco Comunicação Integrada de Marketing e integrante da Abramark.
Confira as fotos da noite de premiação:
[GALLERY=150, TYPE=simple]