A cultura russa está muito associada às tradicionais bonecas matrioskas, o balé ou mesmo a questão política, mas outro detalhe cultural chamou atenção da BBC para sua nova campanha para a Copa do Mundo: a tapeçaria. 

Fugindo de clichês para promover sua propaganda para o Mundial, o canal britânico buscou inspiração nos tapetes russos e criou um filme com imagens feitas em bordado. A ideia partiu do estúdio de criação da BBC.

Em entrevista ao Creative Review, os criativos Xander Hart e Edward Usher destacaram que o briefing da campanha contemplava resgatar o contexto histórico do mundial e seus principais momentos, bem como o impacto cultural do torneio.

O filme contempla craques como Diego Maradona, Zinedine Zidane e Paul Gascoigne, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Harry Kane. “Nós poderíamos apenas recortar e unir um punhado desses momentos, mas nós queríamos alguma um pouco mais interessante”, disse a dupla criativa. O fio condutor, literalmente, foi a linha do bordado, que trouxe o desafio de tornar peças estáticas em animação 2D.

“O craft e a história por trás da campanha precisavam ser tão bons e importantes como a criação em si”, disse a dupla. A missão, de fato, foi cumprida. Algumas peças demoraram 20 minutos para seem bordadas, já outras, até duas horas. O resultado final gerou 227 mil metros de linha de bordado para a criação de 600 frames feitos em tapeçaria.