Marcela d'Arrochella, sócia e CSO do app Sua Música, fala dos planos da empresa e relembra cases na plataforma, como os de Natura e Xiaomi

Com uma média de 8 milhões de usuários ativos por mês, o aplicativo Sua Música nasceu em um tempo no qual nem se podia imaginar que, um dia, a música sairia dos CDs. Aliás, a história do aplicativo passa pela distribuição dos CDs promocionais, uma cultura muito forte, sobretudo no Nordeste.

"Os artistas saiam às ruas distribuindo CDs gratuitamente para o público conhecer seus trabalhos. Então, inicialmente, o que fizemos foi ajudar tanto quem queria escutar, quanto quem queria divulgar suas músicas, criando um site que possibilitasse gratuitamente que o próprio usuário pudesse disponibilizar gravações de shows e CDs de forró", disse Marcela d'Arrochella, sócia e CSO do Sua Música.

De lá até hoje, no entanto, os negócios evoluíram e o site se transformou num aplicativo cujo público, em sua maioria, é composto por adultos de 18 a 34 anos. "Apesar da grande variedade de público, a enorme afinidade com os gêneros musicais e paixão pela cultura nordestina é comum a todos. Estilos como forró, arrocha e piseiro são sucessos absoluto entre esse público", afirmou.

Em relação às marcas, a plataforma tem cases com marcas que pretendem, principalmente, estreitar relações com o público da região. "Começando com mídia e indo até uma produção de conteúdo proprietário, como por exemplo: criar e produzir músicas e/ou vídeos que serão usados na campanha do cliente, desenvolver ativações da marca em nossos eventos e produtos".

Evolução
Logo nos primeiros anos de site, o Sua Música já era reconhecido pelos fãs de forró como uma referência de onde escutar boa música. De lá pra cá, foram muitas evoluções, mas com certeza os principais feitos foram em tecnologia e aumento de audiência, que permitiu nos consolidar como o maior aplicativo de música no nordeste desde 2017. Em 2019, nós criamos uma nova frente de negócio voltada para o público B2B. O Sua Música Digital, uma distribuidora de música para outras plataformas e o Sua Música Records, que faz o agenciamento de artistas nordestinos independentes. No ano passado demos mais um passo nessa evolução com a inauguração do Sua Música Space, maior hub de produção musical do nordeste. Por lá fazemos gravações de músicas, videoclipes e conteúdos especiais para as marcas.

Público
O público do app é bastante amplo. Possuímos em nossa plataforma, jovens adultos de 18 anos a 34 anos representando aproximadamente 60% da nossa audiência.  E na sequência o perfil de 35 a 44 anos. Apesar da grande variedade de público, a enorme afinidade com os gêneros musicais e paixão pela cultura nordestina é comum a todos. Estilos como forró, arrocha e piseiro são sucessos absoluto entre esse público, que atinge não somente os estados pertencentes à região, como também permeiam o mercado nacional, se estendendo e com destaque para os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Marcas na plataforma
Nós oferecemos soluções para as marcas que querem se conectar com o público nordestino com sabor local de diferentes formas. Começando com mídia e indo até uma produção de conteúdo proprietário, como por exemplo: criar e produzir músicas e/ou vídeos que serão usados na campanha do cliente, desenvolver ativações da marca em nossos eventos e produtos. E, ainda, em alguns casos executamos o papel de consultores, ajudando as empresas parceiras a escolherem o melhor influenciador, a melhor linguagem e/ou o melhor formato de realizar suas campanhas. Então, de forma geral, nossa missão é ajudar nossos parceiros a se conectarem com o Nordeste de forma autêntica, genuína e relevante.

Publicidade
A publicidade sempre liderou isoladamente o nosso faturamento, até porque somos uma plataforma de música gratuita e a nossa forma prioritária de monetização é através de mídia. Nos últimos dois anos, com a abertura da frente B2B de serviços para artistas, essa representatividade está mais dividida.

Cases
Acredito que três cases que podemos destacar são: Natura, Xiaomi e Banco do Nordeste. No caso da Natura, colaboramos de forma 360° na campanha de lançamento da fragrância Luna Confiante no nordeste, em outubro de 2021. Trouxemos muito sabor local ao indicar duas artistas nordestinas, Paulinha Abelha e Mari Antunes, que melhor se conectavam com o conceito da campanha . Criamos e produzimos uma série especial de conteúdos para as redes sociais e  encerrando com um bate papo entre ambas direto do IG do SM. Com a Xiaomi, fizemos parte da estratégia de inauguração da primeira loja da marca no nordeste, especificamente na capital baiana.

Após análise do nosso time de BI, selecionamos o artista mais estourado de Salvador em nossa plataforma, o Thiago Aquino e criamos uma música exclusiva. Além disso, o hit ganhou um clipe e coreografia, que foram divulgados nos perfis do artista, dos dançarinos e do Sua Música. E o artista ainda marcou presença na loja recém inaugurada para uma ação de meet & greet. Gerando uma divulgação 360º totalmente customizada para atingir o objetivo da marca, contando também com playlist e mídia de divulgação dentro da plataforma. Já com o Banco do Nordeste,nós mapeamos um grande ícone da música brasileira, altamente alinhado com a marca e produzimos um jingle e um videoclipe exclusivo.

Em 2018, a campanha teve o Léo Santana como embaixador, que já era um nome reconhecido no pagode baiano, e em 2019 com Jonas Esticado, que ascendia na cena do forró. Ambos ativaram essa parceria em suas redes sociais para milhões de seguidores, o que ampliou ainda mais os resultados do projeto e o retorno da empresa.

Expansão
Na verdade, a empresa já atua em outras regiões. Nós temos um escritório em São Paulo e outro em Fortaleza, mas nosso foco é a música nordestina em toda sua pluralidade. O Sua Música trabalha para amplificar a cultura do nordeste, descobrir novos talentos e trazer ferramentas para a música da região atingir cada vez mais pessoas.

Expectativa de crescimento
No ano passado a empresa registrou um crescimento de 45% no faturamento total. Nosso objetivo para este ano é superar esse número e também trabalhar na ampliação das atividades artísticas. Queremos expandir a nossa base de usuários e estamos com foco total no aumento de nosso casting no Records, para ampliar ainda mais o cenário musical nordestino em todo o país.

B2C
A nossa empresa tem duas frentes de atuação diferentes, uma voltada para o público B2C, como o nosso aplicativo de streaming Sua Música, que é uma plataforma de conteúdo voltada para o consumidor final. E a segunda, essa mais recente, com foco em serviços para o público B2B, como é o caso do Sua Música Records que é uma produtora 360 para artistas independentes e o Sua Música Digital que é um distribuidora digital.

Futuro
Acreditamos numa empresa extremamente próspera e com grande potencial para expansão tanto para o cenário nacional, como para outros mercados na América Latina. O cenário musical nacional sempre foi muito rico e com o crescimento acelerado do streaming, 32% no último ano, vislumbramos voos altos para o Sua Música.