Você já deve ter parado inúmeras vezes para refletir quais são as formas mais concretas de chegar ao sucesso, seja de uma marca específica ou do seu próprio negócio. Você passa horas a fio lendo bestsellers que te ensinam a dedicar todo o seu tempo para movimentar o seu business, sem lembrar que antes de tudo você é um ser humano, com necessidades, vida social, vontades e objetivos.

Nesses três anos à frente da Gramado Summit, percebi que sim, o segredo do sucesso é ser inquieto e fazer inúmeras renúncias, mas nenhuma delas pode ser maior do que o fator humano. Atualmente, somos bombardeados por informações de pessoas que ficaram milionárias em poucos meses, que cresceram exponencialmente como se fosse algum tipo de milagre, sabe? Mas nada disso pode ser comparado ao fato de um trabalho constante, independente do CEP onde ele é realizado.

Aqui na Gramado Summit temos a plena certeza de que nada funcionará se não tivermos empenhados e de bem com nós mesmos. Por isso, considero crucial entender que cada peça da sua equipe é importante, cada um com suas peculiaridades, restrições e talentos é essencial para um todo. Eu não construiria um terço do que é o nosso evento se não fosse a autonomia que cada membro tem para transformar tudo o que for possível dentro da nossa pequena sala.

Você pode estar iniciando um projeto aí na sala da sua casa, e eu posso afirmar: com o tempo, propósito e objetivo essa ideia sairá do papel. Nesse momento, você pode estar se perguntando: “Ok, Marcus, mas como eu faço isso?”. Primeiramente, estude muito sobre o mercado e o profissional que você deseja se tornar, imagine sua vida nos próximos dez anos. Entenda que o começo sempre será a etapa mais desafiadora.

O segundo passo é conectar-se, e isso não significa que número de cartões de visita digam algo. A troca de experiências é o mais importante. Frequente lugares, eventos, workshops. Saiba que esse investimento revelará muito mais futuramente do que você imagina. Você precisa ser visto e conhecido. Não tenha medo de perguntar e entender sobre outros negócios. A curiosidade e a troca de ideias podem te guiar no que fazer – ou não – com o seu negócio.

Por último e mais importante de tudo: não esqueça suas origens! Entenda que todo o processo de criação e concretização de marca são resultados de pessoas e lugares que alavancaram o seu sucesso. É essencial que você tenha consciência de que toda a sua caminhada foi composta por pessoas e que elas precisam receber seu reconhecimento e atenção. Jamais pregue palavras que não são aplicadas no seu dia a dia e em suas ações.

O crescimento do seu projeto diz muito sobre o quão aberto você é com as pessoas. Mesmo sendo um grande entusiasta da tecnologia, nada, em hipótese alguma, substituirá o valor humano. 

Marcus Ross é CEO da Summit Hub e fundador da Gramado Summit