A Umbro tem pretensões globais ousadas: ser a maior marca de futebol do mundo. Pelo menos no Brasil, a empresa já deu passos importantes para atingir essa meta. Hoje, ela é, ao lado da Adidas, a fornecedora de material esportivo mais presente entre os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A Umbro patrocina, atualmente, Grêmio, Vasco da Gama, Joinville, Chapecoense e Atlético Paranaense.
Ao redor do mundo, a Umbro está nas camisas de Everton, Hull City, Lens, Nantes, Gamba Osaka, FC Tokyo, Universitario do Peru, Deportivo Cali, Santa Fé e Once Caldas. “Estivemos presentes em quatro dos cinco títulos mundiais do Brasil em Copas do Mundo e a marca sempre teve uma aceitação muito boa pelo consumidor brasileiro. Isso ajuda no nosso retorno cada vez mais forte no mercado, desenvolvendo novas tecnologias e entregando produtos que atendem às demandas dos consumidores”, conta Dante Grassi, gerente de marketing da Umbro Brasil.
Com um market share de 12% no segmento futebol, a Umbro aposta na expertise de mercado como o grande diferencial para “brigar” com as concorrentes. “Temos o DNA de alfaiataria inglesa, que foi onde a marca começou, e isso se transmite no design de cada uniforme que produzimos”, diz Grassi.
O gerente de marketing conta ainda que existe uma demanda diária das torcidas para que a Umbro seja a fornecedora de material esportivo dos clubes. “Essa aceitação na Europa, Ásia, América do Sul e restante do mundo é nítida, onde os torcedores dos clubes se tornam torcedores da Umbro imediatamente.”
Além de ter fincado raízes no futebol, a marca tem expandido a sua área de atuação. A novidade mais recente foi o lançamento do FST Trick, um tênis feito especialmente para a prática do futebol Freestyle. O material foi desenvolvido em parceria com Pedro Oliveira, atual campeão mundial da categoria. “A Umbro é a marca mais autêntica de futebol no mundo, pois há mais de 90 anos se especializa em apenas um único esporte, justamente o futebol. Além da nossa credibilidade no cenário esportivo, somos 100% dedicados ao esporte em todos os âmbitos e categorias”, destaca.
Para este ano, o plano da marca é manter o crescimento. De acordo com Grassi, ainda existem novidades para este ano. “Seguimos o plano estratégico global da marca, que foca seus investimentos no crescimento na América Latina e Europa como principais mercados. Conseguimos oferecer produtos de qualidade superior com preços bastante competitivos, o que ajuda a sustentar o crescimento no Brasil”, conclui.