Zeinal Bava será o CEO da nova operaçãoComo já era esperado pelo mercado desde que Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom, assumiu em junho passado a presidência da Oi no Brasil, oficializaram a união nesta quarta-feira (2) a Oi S.A. e Portugal Telecom. A operação prevê a criação de uma nova empresa, ainda denominada CorpCo e que terá um novo nome escolhido. A operação consolida a aliança industrial firmada pelas duas operadoras em 2010 e passa a ter capital pulverizado no mercado com apenas uma classe de ações com direito a voto.

A nova empresa será cotada nas bolsas do Brasil (Novo Mercado), de Nova York (NYSE) e de Lisboa (Euronext), mantendo os compromissos já seguidos tanto pela Oi quanto pela Portugal Telecom de praticar os mais elevados padrões de boa governança e transparência com os mercados. Nesta nova composição, os dividendos serão igualitários para todos do acionistas.

A nova entidade terá uma base acionista internacional diversificada e deverá haver aumento de liquidez. “A ambição é estar entre os maiores players globais, assumindo uma vocação multinacional, desde a primeira hora, num setor em profunda transformação e afirmando-se como uma referência em termos de inovação tecnológica, excelência operacional e criação de valor ao acionista”, disse Zeinal Bava, escolhido para ser o CEO da nova empresa.

A nova empresa nasce com raiz nos países de língua portuguesa e num mercado de 260 milhões de pessoas. A empresa já surge entre as 20 maiores do mundo, com mais de 100 milhões de clientes, 30 mil colaboradores e presença em quatro continentes. A conclusão da operação está condicionada às devidas aprovações tanto de instituições regulatórias como dos fóruns de acionistas nos dois países. A previsão de conclusão da operação é até o final do primeiro semestre de 2014.