A Olimpíada do Conhecimento, que é uma realização do Senai, está com uma nova identidade feita pela Lowfat. O objetivo foi deixar a marca com um ar mais moderno. “A Olimpíada foi uma grande oportunidade de mostrar que o ensino profissionalizante no Brasil não é algo que remete apenas à fábrica”, diz Alexandre Perri, sócio da agência.
Para que isso acontecesse, a Lowfat iniciou esse processo em janeiro deste ano. “Os desenhos dos folders da campanha ficaram mais jovens”, conta André Rivetti, responsável pela criação do projeto. “Afinal, é com esse público que o Senai quer conversar, por isso, precisamos de uma linguagem que atraia essas pessoas”, completa.
A Olimpíada do Conhecimento acontece entre os dias 3 e 9 de setembro em Belo Horizonte, capital mineira. O evento deverá reunir cerca de 800 jovens divididos em sete áreas do conhecimento, dentre 58 profissões. Durante os três dias são esperados cerca de 300 mil visitantes, entre jovens, educadores e empresários.
O apresentador da TV Globo Luciano Huck será o embaixador da competição. Além de marcar presença na maior competição de educação profissional das Américas, Huck ajudará a mostrar a importância da qualificação técnica para os jovens de todo o Brasil. A comunicação da Olimpíada do Conhecimento ainda contempla um comercial, que estreou no último sábado (23) na TV aberta.
Outra novidade para o evento será a instalação de uma nova tecnologia nos estandes da profissão. “Essa tecnologia, o Beacon, vai apresentar ao estudante a profissão por meio do smartphone. Para isso, basta o jovem entrar no estande de determinado curso que, automaticamente, as informações que ele precisa vão aparecer na tela do celular”, conta Rivetti.
Competição
Na Olimpíada do Conhecimento, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Participarão do torneio estudantes do Senai selecionados em etapas semelhantes da competição nas escolas e nos Estados. Desde 2008, a competição passou a incluir também alunos de cursos oferecidos pelo Senac, que são voltados aos setores de comércio e serviços.
Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo Senai. O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais que orientam a instituição na atualização dos currículos nas escolas.
Com o bom desempenho dos competidores, a Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional.