O Oliver AI Council será composto por executivos, clientes, especialistas no setor e terá um braço na América Latina

A Oliver anunciou a criação de um Conselho Global de inteligência artificial (IA) como parte da sua política de autogovernança na utilização responsável dessa tecnologia emergente no setor.

O Oliver AI Council, composto por executivos líderes da operação, bem como por clientes e outros especialistas do setor, terá como principal função garantir o uso ideal e melhores práticas da IA e se reunirá mensalmente para analisar os recentes desenvolvimentos do setor sob os pontos de vista tecnológico, ético, de marketing e de talentos.

Entre os executivos que compõem o Conselho Global estão Simon Martin, fundador e executivo-chefe da Oliver e do Inside Ideas Group (IIG); Richard Stainer, CEO para clientes globais do IIG; Jason Bailis, COO global da Oliver; Rodrigo Sobral, diretor global de criação da Oliver e IIG; Peter van Jaarsveld (Reino Unido), chefe global de produção da IIG; Rachel Hatton (Reino Unido), diretora de estratégia global; e Amina Folarin, diretora-executiva do UK Group.

"O Oliver AI Council nasceu da crença de que precisamos estar muito conscientes de como usamos esta tecnologia, desde seu começo, para melhor apoiar nossos clientes conforme ela amadurece. Com o Conselho, estamos preparados para orientar os nossos clientes nas suas jornadas de IA ajudando-os a compreender como a tecnologia impacta o seu mundo, quais poderiam ser os cases de utilização e como pilotar a IA em todos os níveis de operação", afirmou Simon Martin.

A América Latina terá um braço local do Conselho, tendo à frente executivos como Roberto Rodrigues, diretor de martech da Oliver Latam, e Guilherme Muto, analista de desenvolvimento no hub de automação criativa da Oliver Latam.

"O processo de avaliação do uso da inteligência artificial passa globalmente por diversos crivos, incluindo comercial, técnico e legal, de forma bastante criteriosa – como exige esse assunto. Junto às diretrizes globais, teremos a autonomia para tomar algumas decisões regionais, funcionando como um braço do Conselho para ajudar o time da Oliver na América Latina", explicou Rodrigues.

Na prática, os principais afazeres do time incluem a revisão de cases e aprendizados para incentivar a educação e a colaboração para políticas futuras; discussão sobre questões atuais e desenvolvimentos de mercado; revisão das políticas, diretrizes e orientações e a publicação de descobertas como forma de apoiar a indústria em suas jornadas de IA. Além disso, também estão entre as responsabilidades do Conselho a base da abordagem da empresa sobre como seus funcionários e os clientes utilizarão a IA.

"Como parte de suas políticas de governança interna, todos os funcionários da Oliver devem concluir o treinamento obrigatório sobre conformidades com IA, da mesma forma que já passam por outras aulas, como diversidade e inclusão no local de trabalho. Até agora, mais de 95% dos colaboradores da empresa concluíram essa formação em inteligência artificial", concluiu Jason Bailis.