Os sócios Hessel e Fornali (em pé), Montovani e Borgo (sentados)No ar desde 2000, o Omelete se tornou uma referência na web para os fãs de super-heróis, games, histórias em quadrinhos e filmes de ficção científica. Posicionado como um site de “entretenimento levado a sério”, o portal aposta na saturação do tema Copa do Mundo para crescer este ano, se apresentando como alternativa comercial “inteligente” para os anunciantes e com conteúdo diferente.

“A gente acredita que as cotas da Copa do Mundo estão muito caras e que os anunciantes inteligentes e que não têm dinheiro para ir para a Globo vão procurar veículos especializados. As pessoas não vão parar de consumir entretenimento por causa dos jogos. A gente acredita que trabalhando direito e apresentando resultado vamos conseguir crescer até 80%, que é  nosso planejamento. Estamos batendo forte na tecla de que as pessoas vão continuar vivendo suas vidas durante a Copa do Mundo e a gente vai criar pacotes inteligentes e customizados para entregar resultado. Há um emburrecimento geral, todo mundo falando da mesma coisa este ano, e a gente quer falar de uma coisa diferente”, salienta Pierre Mantovani, diretor-geral e um dos sócios do Omelete.

Hospedado no UOL, o Omelete é um sucesso não só de audiência – hoje tem cerca de quatro milhões de visitantes únicos por mês –, mas é também um case comercial. “Somos o que movimenta mais publicidade do UOL inteiro, que tem 400 parceiros”, conta Mantovani.  Em 2013, o site faturou R$ 5 milhões. “Praticamente dobramos o faturamento”.

O executivo ressalta que a contextualização da propaganda é uma das estratégias comerciais mais fortes do Omelete. Outras apostas para 2014 passam pelo lançamento de novos produtos e geração de novas fontes de  receita. “Lançamos no ano passado uma linha exclusiva de camisetas do Omelete com a Saraiva. E este ano lançaremos mais camisetas, mais canetas”, acrescenta Mantovani. O engajamento com a audiência também levou Mantovani e seus três sócios, Marcelo Hessel, Marcelo Fornali e Erico Borgo, a criar uma loja virtual, a Loja Mundo Geek, que cresceu 60% de tamanho no último ano. “Este ano a gente deve conseguir começar uma nova unidade de negócios, que é a venda de licenciamento de conteúdo nosso”, lembra Mantovani.

A forte relação do Omelete com o mundo nerd/geek também instigou a equipe a realizar uma pesquisa com cinco mil pessoas que traçou o perfil desse público. O estudo revelou que o geek/nerd brasileiro tem entre 17 e 28 anos, fez faculdade, assiste séries, lê quadrinhos, é fã do Batman, de Star Wars e usuário da Apple. “O público mais cativo do Omelete é aquele fã de quadrinhos, cinema e videogame, o que a gente chama de nerd sem problema nenhum. Não é pejorativo”, diz Borgo.