Imobi transforma mídia OOH em experiência imersiva e coloca Porto Alegre no mapa da inovação

Porto Alegre acaba de conquistar um novo marco na mídia OOH (out of home). A capital gaúcha se torna a primeira cidade do Brasil a receber uma passarela digital interativa, equipada com tecnologia de ponta, em que luzes de LED se integram aos painéis eletrônicos em tempo real. A inspiração veio de famosas avenidas como a Times Square, em Nova York, e de Xangai e Dubai.

"A ideia surgiu durante uma viagem à China, onde fiquei impressionado com o poder das telas gigantes e da comunicação imersiva. Aquilo me fez pensar: por que não trazer esse impacto para Porto Alegre?", conta Daniel Costa, sócio-fundador do Grupo Imobi.

A nova passarela digital conta com faixas de LED em toda a sua extensão, permitindo projeções dinâmicas nas laterais, no topo e também na parte inferior da estrutura. Essas projeções interagem com dois painéis de 8x4 metros, instalados em cada sentido da via. O projeto recebeu investimento superior a R$ 2 milhões e tem capacidade para mais de 400 inserções publicitárias por dia, com expectativa de gerar mais de 2 milhões de impactos mensais.

Daniel Costa, sócio-fundador do Grupo Imobi (Divulgação)

O lançamento transforma a Avenida Nilo Peçanha em um corredor multimídia, combinando tecnologia, impacto visual e revitalização urbana. O formato inédito de mídia foi apresentado ao mercado durante o Imobi Talks, evento realizado na última terça-feira (17), em Porto Alegre, que reuniu cerca de 400 convidados, entre os principais players da publicidade gaúcha e convidados de outros estados. A ocasião também serviu como vitrine para lançamentos de projetos, da nova identidade visual da Imobi e para a apresentação de cases de inovação na mídia exterior.

Com o novo slogan 'Wow of home', o Grupo Imobi busca transformar a forma como o público interage com o espaço urbano. Segundo Cássio Mensch, também sócio da empresa, o posicionamento traduz o desejo de transformar o comum em experiências urbanas inesquecíveis, indo além da visibilidade e apostando na surpresa como diferencial competitivo.

Prestes a completar 20 anos de história, a empresa está em um processo constante de investimento em tecnologia e inovação. Essa revolução já havia começado ainda em 2024, quando a Imobi inaugurou, na mesma avenida, em Porto Alegre, a maior empena digital 3D do Brasil, com 30 metros de comprimento por 10 de altura. A instalação, que opera 24 horas por dia, oferece conteúdo em alto-relevo e animações em profundidade, tornando-se também outro ponto de atenção urbana. As iniciativas fazem parte de um movimento mais amplo de valorização da região, que se consolida como eixo estratégico de inovação, turismo e empreendedorismo.
"Por meio da transformação urbana, estamos impulsionando a economia.

Prestamos um serviço para a cidade e tornamos as marcas mais relevantes. Queremos que Porto Alegre se torne também um destino, não apenas um trajeto. Nosso objetivo é incentivar o turismo e criar experiências urbanas inesquecíveis", destaca Costa.

Evento aconteceu em Porto Alegre (RS) (Divulgação)

Além do impacto estético e publicitário, o projeto traz também uma proposta de responsabilidade ambiental. A empresa conta com uma usina própria de energia solar, que já proporciona uma economia de 22% no consumo energético das operações.

Fundado em 2005, no Rio Grande do Sul, o Grupo Imobi vem expandindo sua atuação no mercado nacional de mídia exterior, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. A empresa contabiliza mais de 1.300 marcas atendidas nos últimos 12 meses. Entre os mais de 20 formatos distintos estão o aplicativo IOOH, que permite a compra de inserções diretamente pelo celular; os pedágios digitais, com centenas de telas em três estados; caminhões de LED com painéis curvos; Mega Mubs, mobiliários urbanos em escala ampliada; e a Bicimobi, mídia embarcada em bicicletas compartilhadas que circularão por Porto Alegre, Balneário Camboriú e João Pessoa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), apresentados pelo presidente da entidade, Felipe Viante, a mídia exterior impacta cerca de 89% da população brasileira e ocupa a terceira posição entre os meios com maior volume de investimento publicitário, atrás apenas da internet e da TV aberta.

"Viramos a chave da mídia OOH quando passamos a inventar coisas novas e disruptivas com muita tecnologia", reforça Costa. "Queremos que a cidade respire inovação", finaliza.

Ana Paula Jung, especial para o propmark