A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) apresentou diretrizes para regular a publicidade de alimentos super calóricos e de baixo teor nutritivo para crianças durante o World Nutrition Rio 2012, congresso sobre alimentação e nutrição em saúde coletiva realizado até esta segunda-feira (30), na capital fluminense. A entidade quer controlar também a divulgação de marcas com conteúdo educacional em escolas.

Preocupada em evitar uma possível contestação judicial em relação às regras, por alguma parte envolvida, a Opas pretende  discutir as políticas restritivas entre as várias instâncias do governo e a indústria alimentícia. Em 2010 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução prevendo alertas em anúncios de alimentos com  alto teor de sódio, açúcar e gordura. Após a publicação, a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação) obteve a suspensão da resolução pela Justiça.

O World Nutrition Rio 2012, que tem como tema “Conhecimento, política e ação”, prevê maior evidência para políticas e programas efetivos que protejam, preservem e melhorem a saúde das populações em todo o mundo.