As pessoas estão constantemente conectadas em multitelas, mas será que já é compreendido como é o comportamento delas entre os dispositivos? Em que momento elas utilizam mobile, tablet ou desktop? E a navegação em cada tela, será que é a mesma? Essas são algumas perguntas que devemos fazer se queremos conhecer nossos consumidores.
O Brasil registrou vendas de 13,3 milhões de smartphones no segundo semestre de 2014, aumento de 22% comparado ao ano anterior, de acordo com estudo da International Data Corporation (IDC, empresa de consultoria). Uma das repercussões do crescimento do consumo por dispositivos móveis está na mudança de comportamento das pessoas. De acordo com a pesquisas “Hábitos e comportamento dos usuários de redes sociais” (E.life, 2013), o percentual que navegava na Internet e assistia TV simultaneamente era de 51% em 2012 e aumentou para 71% em 2013.
Com as ferramentas de web analytics disponíveis atualmente, é possível rastrear o comportamento dos consumidores online. É extremamente necessário que as empresas entendam seus clientes no ambiente digital para que possam se comunicar e se relacionar da melhor forma com elas. Hoje, não basta saber apenas o segmento de mercado que se quer atingir e criar uma comunicação em massa, pois cada pessoa interage de forma única e é fundamental que se conheça esse público em profundidade.
Baseado na necessidade que existe de conhecer mais a fundo os consumidores e considerando a realidade de que eles estão constantemente conectados em múltiplas telas, faz-se necessário adotar novas medidas para conhecer mais sobre esse novo padrão de comportamento. Para empresas que utilizam a ferramenta do Google Analytics, a técnica recomendada chama-se monitoramento com User ID. Ele consiste basicamente em utilizar um ID único para cada pessoa, de forma que seja possível obter dados de comportamento de um mesmo indivíduo entre vários dispositivos, visualizando os caminhos de navegação multitelas, e compreendendo melhor seus diferentes perfis.
Uma vez que é conhecido o comportamento dos usuários, as estratégias das campanhas podem se tornar muito mais assertivas e direcionadas ao hábito de consumo de cada um. Dentro da própria ferramenta do Google Analytics, por exemplo, é possível criar listas de remarketing baseado em critérios de navegação multitelas, de forma a segmentar padrões de comportamento e, com isso, ter uma comunicação mais orientada aos diferentes perfis de públicos.
Com o mercado competitivo e os consumidores cada vez mais voláteis interagindo em vários meios de comunicação ao mesmo tempo, as empresas precisarão se adaptar e criar novas estratégicas para se comunicar com seus clientes do jeito certo, no canal certo e na hora certa. A chave para o sucesso é conhecer seus consumidores em profundidade, pois são eles que ditam como suas estratégias de marketing devem ser.
* Supervisora de Business Intelligence da Cadastra