Todo início de ano é o momento no qual as empresas e agências afiliadas a entidades sindicais devem aportar a contribuição sindical, a principal fonte de custeio para a manutenção das atividades dos sindicatos em defesa de suas agências e dos interesses de cada setor. No caso do sistema Fenapro/Sinapro, entidade sem fins lucrativos, que reúne e representa as agências de propaganda sediadas em todos os estados brasileiros, a contribuição sindical tem uma importância enorme para custear as atividades diárias, tão necessárias aos interesses legais e comerciais das empresas, bem como para a evolução e profissionalização das agências de propaganda, as quais o sistema representa.
Por meio da contribuição, o sistema Fenapro/Sinapro promove a valorização da atividade publicitária, ressaltando o seu caráter liberal, segundo os princípios do sistema de economia de mercado, da legislação vigente e da Constituição Federal Brasileira. Defende os interesses das agências na celebração de acordos, contratos coletivos de trabalho e convenções.
Representa as agências perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, promovendo os interesses coletivos da categoria, ao propor a instituição de novas leis, aprovações, emendas ou revogação de leis, conforme o interesse do nosso setor. A contribuição sindical ajuda ainda na criação de serviços de consultoria técnica para as agências de propaganda, especialmente sobre assuntos jurídicos e de licitações públicas, além de produzir materiais que ajudam na recomendação de melhores práticas para as agências. Desta forma, elas podem dispor de um mapa sobre como proceder em cada tipo de situação que envolve a prática da publicidade no Brasil.
Atividades como a Pesquisa VanPro, o Paper Transforma, a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), a Tabela Referencial, cursos diversos e, em breve, o Guia de Licitações, são exemplos de ações que apenas se tornam viáveis no sistema Fenapro/Sinapro por meio da contribuição em dia de suas agências afiliadas. Recentemente, o Sinapro-SP realizou uma campanha de posts sobre contribuição sindical em suas redes sociais, que traz um pouco da visão de importantes executivos de agências do estado de São Paulo, como Ogilvy Brasil, De Brito Brasil, Rino Com, House Criativa e VersãoBR, que compartilharam suas impressões sobre a importância da contribuição. A maioria citou a importância de contar com uma entidade que defende e valoriza o trabalho de suas agências como algo indispensável para o próprio desempenho de suas agências no mercado.
Um dos depoimentos foi o de Luiz Leite, vice-presidente executivo e CFO da Ogilvy Brasil, cuja opinião é a de que “ao contarmos com suporte jurídico, orientação de profissionais e os grupos de trabalho nas mais diferentes áreas, a contribuição sindical não é gasto para uma agência, e sim um investimento”. Já Rino Ferrari Filho, presidente da Rino Com, frisou que “a contribuição sindical, de valores praticamente simbólicos, é o que nos assegura serviços como as convenções coletivas e apoio jurídico de qualidade”.
Geraldo de Brito, sócio-diretor da De Brito Brasil, frisou que sua agência contribui com o sindicato há mais de 25 anos, desde seu primeiro mês de vida. Ester Parreira, diretora de atendimento e planejamento da House Criativa, destacou que “a profissionalização, o planejamento e as oportunidades foram os pontos fortalecidos na agência em quase 10 anos de filiação ao Sinapro-SP”. E para Gustavo de Castro, diretor de novos negócios da VersãoBR, “fazer parte de um sindicato atuante é mais do que uma escolha inteligente, é uma obrigação para qualquer agência que queira fortalecer seu mercado de atuação”.
Portanto, se sua agência faz parte do sistema Fenapro/Sinapro certifique-se de que sua contribuição sindical está em dia. Perceba que a sua contribuição faz diferença em várias ações que fortificam o nosso setor e a nossa atividade profissional. Juntos, somos mais fortes.
Dudu Godoy é presidente do Sinapro-SP, VP da Fenapro e VP do Cenp