Todos já se descobriram mais esfuziantes e felizes em dias de sol e temperaturas amenas; mais tristes e retraídos em dias de frio e chuvas; e se pensaram e refletiram sobre se esse comportamento tem muito ou pouco a ver com a importância do clima em suas vidas, a resposta encontrada, depois da reflexão e sempre, um mais que sonoro, sim!!!

Assim, o clima corporativo, ou, o ambiente dentro das empresas, é de essencial importância para um comportamento mais integrado, positivo, colaborativo e feliz do capital humano dessas empresas, que se traduz numa maior integração e compartilhamento de todos, presente no sorriso natural em todos os cantos, setores, divisões e unidades das empresas. Em síntese, pessoas felizes produzem mais e melhor.

Muitos estudos sobre a importância do clima já tinham concluído na mesma direção e sentido. Mas um estudo mais profundo e de maior duração acaba de ser concluído e traz relações da maior importância.

De responsabilidade da Universidade de Yale, que no correr de mais de 15 anos acompanhou regularmente exames de ressonância magnética de 3.279 pessoas.

Como anda o clima em sua empresa? E concluiu que o cerebelo, que se encontra na parte posterior do cérebro e é o responsável pelos movimentos e controle das emoções, apresenta mudanças de tamanho no correr de um ano causadas pelas mudanças na temperatura. O cerebelo chega a crescer 8% no pico do verão, e a encolher os mesmos 8% no pico do inverno.

Dentre outras conclusões, talvez a mais importante realizada pelos autores do estudo é que esse encolhimento ou expansão é muito provavelmente a causa da mudança do humor das pessoas em função do clima. Como, e por exemplo, doenças como o TAS – Transtorno Afetivo Sazonal –, muito comum em países mais gelados ou no inverno de outros países.

Em verdade, esse tipo de documentação já vinha sendo colhido e organizado por outros pesquisadores.

Quando o clima na vida, e nas empresas, excede, para cima ou para baixo ao normal, comportamentos semelhantes aos que se constata no TAS, constata-se, também, no capital humano das empresas: tristeza, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, cansaço excessivo, sono, aumento de apetite, sentimento de culpa e diminuição da libido, e da busca por atividades recreativas...

Assim, todos mais que concentrados neste início do ano, e diante dos últimos e penúltimos acontecimentos, em resgatar e preservar o melhor clima dentro das empresas, para que todos possam oferecer o melhor de seus conhecimentos e contribuições. Melhor para todos, sempre. Em todos os sentidos e direções.

Como anda o clima no país? O ano começou e, por mais que a nova realidade incomode, envergonhe e constranja, todos cantando junto com Raul Seixas, que perdeu o medo da chuva. Que se faz presente, novamente, e de forma intensa e generosa neste janeiro de 2023. “Pois a chuva voltando pra terra – dizia Raul – traz coisas no ar...”.

E é o que, mais que ver, faremos e construiremos nos próximos anos.

Clima na vida, nas organizações e nos países, repito, não é tudo. Mas, no mínimo, muito. E é nesse clima ruim, tóxico, deletério e insalubre que iniciaremos a construção de um novo e moderno Brasil.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
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