O marketing de influência tem mostrado uma força incrível de transformação social. É um impacto que vai além do consumo e afeta áreas como educação, comportamento e cultura. Principalmente porque os influenciadores têm um papel cada vez mais relevante na sociedade, já que criam conexões genuínas com suas comunidades e se transformam em vozes que moldam opiniões e geram mudanças. Mas, não é uma transformação de via única. É um movimento que alcança todos aqueles que os acompanham e neles se inspiram.
Essa proximidade entre criadores de conteúdo e seus seguidores permite a disseminação de mensagens que vão além de marcas e produtos, passando a abordar questões como sustentabilidade, saúde mental e inclusão, só para citar alguns. Diante deste cenário, é perceptível como a influência se posiciona não somente como ferramenta comercial, mas também de conscientização e ascensão social.
Num mundo cada vez mais digital, milhares de pessoas são descobertas diariamente em diferentes plataformas (TikTok, Twitch, X), por meio de vídeos com menos artifícios de produção, mas com um conteúdo original e capaz de criar identificação com esse público. Um grande exemplo de influência que amplifica as vozes de sua comunidade é Rene Silva, fundador do jornal comunitário Voz das Comunidades. Aos 11 anos, ele começou compartilhando informações sobre o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. E, com o apoio das redes sociais, se tornou referência quando o assunto é inclusão social.
Na Sotaq, tive a oportunidade de me conectar com muitos criadores incríveis que carregam histórias únicas e que compartilham o mesmo sonho: transformar a vida das pessoas com seu carisma e expertise. Maria Lúcia foi uma dessas surpresas. Ao navegar pelo TikTok, fui impactado por seus vídeos. Eles mostram a rotina em seu sítio na cidade de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte. Suas publicações incluem tarefas domésticas, cuidados com animais e receitas regionais. Nosso time a convidou para participar de uma ação com o will bank, por meio do Desafio Evoluwill, o que me deu ainda mais certeza do potencial dela como agente de transformação.
Aqueles que incorporam as causas de sua comunidade em seus conteúdos mostram que é possível usar o alcance digital para gerar mudanças no cotidiano. De arrecadações para situações de emergências a projetos de educação digital, estes exemplos concretos apontam para um futuro no qual o marketing de influência se consolida como uma força para transformar narrativas e construir um mundo mais consciente e conectado.
Para as marcas, por sua vez, cabe a responsabilidade de estabelecer parcerias mais conscientes, escolhendo influenciadores alinhados com valores éticos. Além disso, fatores como a inteligência artificial e a gestão de Dados permitirão que as campanhas sejam ainda mais personalizadas e direcionadas, criando conexões significativas com as comunidades. Com isso, o resultado não será apenas maior engajamento, mas também um impacto duradouro na cultura e no comportamento da sociedade.
Você está preparado para esse novo cenário?
Vinicius Machado é CEO da Sotaq