Em um mercado publicitário cada vez mais competitivo e orientado por dados, a integração entre a área de criação e a de dados se torna não apenas desejável, mas fundamental para o sucesso de uma agência. Afinal, a criatividade precisa de dados para se tornar mais estratégica e assertiva, enquanto os dados precisam da criatividade para se transformarem em campanhas acionáveis que possam mover o ponteiro de negócio dos clientes.

O primeiro passo para uma integração bem-sucedida é construir uma cultura de colaboração entre as equipes. É imprescindível incentivar o diálogo constante, promover reuniões conjuntas e criar espaços para o compartilhamento de ideias e informações. Ambas as áreas precisam entender a importância do trabalho da outra e como ele contribui para o sucesso da agência.

Os dados podem ser uma fonte inesgotável de inspiração para a criação. É essencial utilizar informações sobre o público-alvo, tendências de mercado e resultados de campanhas anteriores para gerar insights criativos e, com isso, desenvolver conceitos inovadores, não baseados em achismos, mas sim com base em fatos e dados. Ao mesmo tempo, a equipe de criação pode trazer novas perspectivas para a análise de dados, ajudando a identificar padrões e oportunidades que poderiam passar despercebidos sem esse olhar apurado.

O futuro é data driven e essa integração entre duas disciplinas tão importantes é essencial. Para isso, é necessário um processo contínuo que exige dedicação, investimento de tempo e, acima de tudo, uma mudança de mindset. Não é fácil, mas a união da criatividade com a inteligência dos dados é o que vai garantir que as campanhas sejam assertivas e atinjam os objetivos propostos.

Vitor Miguel é vice-presidente de data & business growth da WMcCann
Vitor.miguel@wmccann.com