Vincular uma marca à paixão pelo futebol faz parte da estratégia de muitos gestores de marketing. Mas qual o real interesse nestes investimentos? Audiência? Impacto? Vínculo emocional? A visibilidade do futebol é gigante e certamente tem valor para os patrocinadores. Não é a única. O retorno vai muito além da presença nas camisetas dos clubes e do impacto de TV e redes sociais.
O mercado evolui e são inúmeras as possibilidades de ativação de uma marca com os clubes. A criatividade e os novos canais de interação com a torcida têm proporcionado grandes cases. Porém, um fator é fundamental para o real engajamento dos torcedoras e torcedores: a responsabilidade de contribuir para o crescimento e desempenho dentro e fora de campo.
No Dia Internacional da Mulher, quero provocar algumas reflexões: você já parou pra pensar quanto sua marca pode ganhar se colaborar com o fomento da modalidade feminina? Como as mulheres e os homens perceberiam esta sua decisão? Como é percebida uma marca que apoia futebol masculino, mas não tem interesse em estar presente também com o feminino?
O Internacional, por exemplo, teve a primeira sócia torcedora de times do Brasil: Maria Von Ockel, em 1918. Hoje o público feminino representa 25% do quadro social. Interna, através de ações no dia-a-dia com funcionárias e funcionários, e externamente, com campanhas e parcerias pautadas pela equidade entre os gêneros. As Gurias Coloradas – como chamamos nossa equipe – ganham cada vez mais espaço e representatividade quando se fala no Inter.
As atitudes geram muito mais do que visibilidade. As pessoas decidem ser fiéis a uma empresa ou a um produto não só pela lembrança ou afinidade com seu posicionamento mas, principalmente, considerando o quais e como ela faz suas escolhas. E isso vale também para as definições de patrocínios.
Qual a contribuição das atuais marcas que estão no futebol para acelerarmos o crescimento e desenvolvimento do futebol feminino? Não adianta investir em ações de reconhecimento e valorização das mulheres, se não contribuir parar virarmos este jogo na prática.
A melhor homenagem que podemos fazer para as mulheres é investir nelas. Aposta nelas.
Liana Bazanela é diretora-executiva de marketing do Sport Club Internacional