O propmark revela nesta semana os CMOs que se destacaram neste ano no marketing brasileiro, uma seleção que tem a chancela da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). A edição 2024 da lista CMOs de destaque ABA & propmark traz oito nomes de líderes que estão fazendo a diferença e construindo marcas fortes.

Surpreendentemente, dentre os oito nomes sete são mulheres. Uma mostra de como as profissionais estão se sobressaindo no competitivo mercado do marketing. Elas navegam em um cenário de transformação digital que exige, cada vez mais, um olhar disruptivo, agilidade na tomada de decisões e iniciativas inovadoras.

A ABA considera que são líderes que redefinem os padrões da indústria. “Eles estão enxergando as inúmeras oportunidades que elas (marcas) têm para se destacar nesse novo cenário cada vez mais competitivo e complexo, e se conectando com os consumidores de forma autêntica e criativa”, explicou sobre a escolha Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA.

Em depoimentos exclusivos, os profissionais selecionados pela ABA em parceria com o propmark relatam os desafios e as conquistas do ano. Os desafios envolvem desde a adoção de um marketing humanizado, o chamado marketing H2H (human to human); automação de processos; ser fiel ao discurso de marca e mais científico na análise de dados até como usar - sem banalizar - a  inteligência artificial a favor das estratégias.

Entre as funções de um profissional C-level de marketing cabe ainda a enorme responsabilidade em manter a reputação das marcas, “que vem sendo colocada cada vez mais em xeque com os consumidores mais empoderados, vigilantes e também com o aumento do uso das redes sociais, que se tornaram verdadeiros SACs, onde as marcas passaram a ficar expostas e sujeitas a crises, o que exige uma atenção redobrada e um monitoramento contínuo desses canais pelas marcas”, destaca Sandra Martinelli.

Outro desafio é atender duas importantes agendas que as marcas precisam abraçar hoje, ESG e DE&I. Como disse Paula Sayão, CMO do Banco do Brasil, é preciso seguir walk the talk (fazer o que se diz). “As causas não podem ficar apenas no discurso. Líderes e empresas walk the talk inspiram seus times”, disse a executiva, que está entre os nomes da seleção.

Em meio a tantas barreiras, também com a saturação de conteúdos, brand safety e a competição pela atenção do consumidor em um cenário omnichannel, a boa notícia é que as marcas estão aumentando seus investimentos em marketing nos últimos anos, com o digital liderando as estratégias.

Acaba de sair o relatório The Voice of the Marketer 2025, elaborado pela consultoria Warc, do Grupo Ascential,  que realiza o Festival Cannes Lions. A pesquisa foi feita globalmente com mais de mil líderes de marketing e reflete otimismo do mercado mundial em torno dos negócios.

Segundo o documento, 65% dos profissionais de marketing esperam uma melhora nos negócios no próximo ano, enquanto 34% avaliam que as verbas vão aumentar e 44% acreditam que os budgets serão mantidos.

Recentemente, a Warc Media divulgou levantamento mostrando que, pela primeira vez, o investimento global em publicidade vai ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão neste ano, com previsão de crescimento de 7,6% para 2025.

Propaganda que emociona
Outra tendência relatada pelos CMOs mais admirados de 2024 da ABA & propmark é o papel das marcas em transformar a comunicação em entretenimento, como frisou Lucia Bittar, da Samsung. Ou seja, a publicidade que emociona de alguma forma, faz o espectador prestar atenção e parar na tela. Um exemplo é a campanha de fim de ano do Grupo Bradesco Seguros, que traz uma mensagem inspiradora por meio da amizade entre um ETzinho e uma garotinha. O filme criado pela AlmapBBDO mexe com os corações­.

Frase: “A propaganda acelera o veículo da humanidade. Dia 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda. Homenagem do propmark, há mais de meio século destacando a importância dessa atividade.”

Armando Ferrentini é publisher do propmark