A digitalização impulsionada pela pandemia provocou uma mudança de comportamento na forma de consumir mídia. No período de isolamento social, as pessoas passaram a experimentar ainda mais o ambiente digital, aumentando o consumo de TV online, vídeo sob demanda (VOD), streaming de rádio, redes sociais e podcasts, de acordo com análises da Kantar IBOPE Media.

Os novos hábitos online aqueceram os negócios que utilizam este meio como um canal direto com seus consumidores. O e-commerce brasileiro, por exemplo, cresceu 27% em 2021, registrando faturamento de R$ 161 bilhões, segundo a Neotrust.

Esse cenário criou uma tendência de maiores investimentos em canais digitais do que em mídias tradicionais, que deverão seguir em crescimento pelos próximos anos. O relatório anual do CENP Meios apontou que no ano de 2021 o Brasil registrou aumento de 74,2% nos investimentos em marketing digital, atingindo o maior patamar histórico no share publicitário.

Todos esses indicativos demonstram o potencial do ambiente digital para a evolução e crescimento financeiro das PMEs. O marketing digital permite a mensuração dos resultados, que permite controle e previsibilidade da ação, diferentemente das mídias tradicionais. Utilizando  as estratégias adequadas, é possível compreender a jornada de compra completa, além de outras informações sobre a conversão, como até mesmo, o tempo que o cliente levou para a conversão. Principalmente quando o marketing está integrado com a área de vendas, tornando-o ainda mais efetivo.

Começar a fazer ações de marketing digital é muito barato e simples. Basta ter o mínimo de maturidade digital para gerar resultados, principalmente, utilizando os canais que as PMEs e os consumidores já estão familiarizados, como as redes sociais e WhatsApp. E a partir daí, evoluir e iniciar processos de experimentação de novos canais e processos para aumentar os resultados. Quando os empreendedores começam a ter a visualização do retorno sobre o investimento (ROI), passam a ter mais certeza e segurança para aumentar o investimento e sofisticação do processo. Isso é fundamental para que os negócios evoluam nas próprias estratégias.

Entidades como IAB, CENP Meios e PwC falam sobre o contínuo crescimento nos valores destinados para mídia digital, principalmente devido à atribuição de novas tecnologias e tendências na rotina dos consumidores, como NFT, metaverso, internet das coisas e inteligência artificial. Este é o momento das PMEs aproveitarem esse boom e concentrarem os esforços no marketing digital como ferramenta para vender mais e consequentemente, impulsionar os resultados.

O Guia de Investimento em Marketing para Pequenas e Médias empresas, realizado pela RD Station, indica a priorização das seguintes estratégias para atingir bons indicadores: Email e Automação de Marketing, um dos canais diretos mais efetivos para comunicação com a audiência em conjunto com a automação eficaz para reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência; Posicionamento de conteúdo no Google, como forma de tornar as páginas mais relevantes nos mecanismos de busca e assim potencializar o poder de atração orgânica para o negócio; e Anúncios nas redes sociais, recurso que permite o contato com nova audiência, seja em estratégias com criadores de conteúdo ou influenciadores digitais.

A área de Marketing tem grande responsabilidade e impacto sobre o crescimento dos negócios, pois está diretamente ligada com as vendas. Atualmente existem muitas informações de mercado disponíveis sobre as maneiras mais efetivas para o direcionamento das verbas para campanhas online.

Não existe uma receita para definir quanto ou onde cada empresa vai alocar os os valores, cada empresa deve tomar a decisão sobre o orçamento com base no diagnóstico atual dos negócios, metas para o período e também no planejamento das ações que serão realizadas para atingir os resultados esperados pela área.

O que sabemos é que as empresas que têm visão da importância do alinhamento das áreas de marketing e vendas conseguem atingir um crescimento previsível e com potencial maior de retorno para o investimento.

Percebo o quanto a pandemia deu uma chacoalhada estrutural nos negócios. Como a maioria dos estabelecimentos comerciais estavam fechados, os empreendedores foram obrigados a criar alguma ação digital para manter o funcionamento das atividades. Com isso começaram a aprender, na marra, algumas coisas sobre o marketing digital. Os recursos mais utilizados nesse período foram os meios já conhecidos, como as redes sociais, que passaram a ser canais de contato e relacionamento com os seus consumidores.

A entrada no marketing digital é um caminho sem volta, os empreendedores percebem o quão positivo é o desenvolvimento de novos processos e formas de comunicação com sua base e como essas iniciativas impactam diretamente nos negócios, é um aumento natural que vem de um processo de educação do mercado sobre como realizar estratégias efetivas e melhorar os resultados. Esse ecossistema está se desenvolvendo para ajudar nessa evolução, com novas ferramentas, agências se especializando em diferentes segmentos além de  processos de melhorias para a estruturação de uma operação de marketing digital.

Robinson Friede é diretor de geração de demanda e growth marketing na RD Station
robinson.friede@rdstation.com