A uma semana do início da principal premiação do mercado publicitário no mundo, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que ocorre na Riviera Francesa entre os dias 17 e 21 de junho, os efeitos do poder do evento já são sentidos. Agências, anunciantes, veículos e plataformas estão a todo vapor para enviar suas equipes ao palco global da celebração da criatividade.
E por mais que avança a discussão sobre o papel da tecnologia na criação de conteúdo e impactos na comunicação com o consumidor, não há inteligência artificial capaz de sepultar o valor da criatividade humana para os negócios das marcas.
Nesta edição, o propmark traz uma entrevista exclusiva com Philip Thomas e Simon Cook, chairman e CEO do festival, respectivamente, que falam sobre novidades, estratégias e como o Cannes continua se posicionando nesse sentido.
Em levantamento feito com os participantes da edição de 2023, o festival descobriu que o fluxo de impacto criativo é o mais valioso para os participantes e seus negócios, sendo que 84% disseram que o considerariam muito ou extremamente valioso no futuro.
“A agenda de 2024 se baseará nisso e continuará a fornecer argumento comercial para a criatividade, garantindo que a comunidade global saia com as ferramentas e evidências necessárias para conectar os departamentos de criação e marketing às salas dos CEOs”, enfatizou Thomas.
A corrida para os Leões entre as agências brasileiras já começou. AlmapBBDO, Soko e VML saíram na frente, com finalistas nas três primeiras shortlists anunciadas, de Glass, Innovation e Titanium. Com ‘Abrigo amigo’, desenvolvido para a Eletromidia, a Almap se classificou nas três categorias. A agência ainda tem case de O Boticário concorrendo em Glass. A Soko classificou ‘The Dove code’ em Glass e Titatium, e ‘Starther’, criado para Stella Artois, em Glass. A VML concorre com ‘Thanks for Coke’ em Titanium.
Com 92 Leões conquistados no ano passado, a propaganda brasileira vai para o Cannes Lions 2024 competindo com grandes orçamentos de potências mundiais como Estados Unidos e Reino Unido. A França chega com um dos cases favoritos, ‘WoMen’s football’, criado pela Marcel para a Orange, ganhador do prêmio máximo no The One Show e também de Black Pencil no D&AD.
Mas, a publicidade brasileira mostra que sabe fazer do limão uma limonada. Pela
primeira vez na história do Effie Index, ranking global do Effie Awards, uma agência nacional é considerada a mais eficaz do mundo. A vencedora foi a AlmapBBDO. A Africa Creative e a VML também aparecem na lista das 25 melhores por iniciativas mais eficazes.
“Se perguntarmos ao ChatGPT o que é eficácia, ele provavelmente vai repetir isso: ‘Eficácia é a capacidade de produzir um resultado desejado ou esperado’. Somos a agência global da década de Cannes. Ou seja, a agência número um em criatividade da década no mundo. Nesse caso, tenho de concordar com o ChatGPT, o resultado mais esperado e desejado só poderia ser o número um do mundo em eficácia. E foi o que aconteceu. Estou muito feliz por comprovar que uma criatividade ‘outstanding’ gera eficácia ‘outstanding’, diz Luiz Sanches, chairman da Almap e CCO of Multinational Accounts da BBDO.
Rio2C
O Rio de Janeiro foi palco do Rio2C, evento de criatividade que reuniu celebridades, influenciadores e executivos do mercado entre os dias 4 e 9 de junho, na Cidade das Artes. Foram mais de 500 painéis, 1,6 mil palestrantes, além de espaços de networking e ativações de marcas patrocinadoras. Gigantes como Globo e Netflix marcaram presença com apresentação de painéis.
Os debates giraram em torno de temas que impactam o mercado, como o uso da inteligência artificial, a profissionalização da creator economy e, também, a relevância do conteúdo para as estratégias de comunicação das marcas.
Frase: “A fera na jaula quer a fuga para ser livre. Mas precisa da jaula para ser fera.” (Trecho do livro ‘Funil’, de Alexandre Gama)
Armando Ferrentini é publisher do propmark