Depois do convite para integrar o Conselho da Unesco - Sost Transcriativa no Brasil, serei também agora o responsável pelo Hub SP da WCO (World Creative Organization) para um projeto de capacitação de profissionais para dinamizar o processo de criatividade e inovação em suas empresas.

Essas duas atividades, somadas à minha atuação em ESG, são a oportunidade de juntar skills que considero fundamentais para o desenvolvimento sustentável e próspero de empresas de todos os tipos e portes. Criatividade e inovação estão entre os Top 10 Skills 2025 destacados pelo World Economic Forum.

E os princípios ESG, sabemos, devem nortear a atuação de empresas conscientes, que desejam garantir relevância e perenidade num mundo que precisa cuidar do meio ambiente, da responsabilidade e equidade social, além da atuação com ética e transparência.

Coloque todos esses ingredientes no caldeirão do futuro e teremos a receita ideal para o desenvolvimento sustentável do planeta. É claro que a tecnologia perpassa toda a atividade empresarial e deve ser também considerada um ingrediente importante nessa receita para o futuro.

No caso da Unesco Sost Transcriativa, foram criadas 16 lentes para nortear sua atuação em benefício de uma sociedade mais justa e próspera.

São as seguintes as lentes: Criatividade, Conexão, Comportamento, Coragem, Conversão, Certificação, Comunidade, Cura, Educação, Mulheres e Empreendedorismo Feminino, Arte e Herança Cultural, Meio Ambiente, Turismo de Capital Intelectual, Povos Originários, Tecnologia e Ciência e Economia Circular.

Temos certeza de que o uso consciente e empreendedor dessas lentes contribuirá com a construção de um futuro melhor e me sinto privilegiado de fazer parte desse esforço.

Quanto ao programa da World Creativity Organization, será a oportunidade de capacitar profissionais para serem líderes de criatividade e inovação nas suas empresas, obtendo a certificação CLP (Creative Leader Professional).

O programa tem a parceria da Ebac (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia), abordando temas como: Aprendizagem - Life Long Learning; Futurismo; ESG - Environmental, social and governance; Metodologias Ágeis; Ecossistema de Inovação; Relações Humanas; Diversidade; Autoconhecimento; Coragem; Gestão de Comunidades; Comunicação Digital; Trabalho Remoto e Liderança Digital; Novas formas de troca (NFT, Cripto e Blockchain); Arte e Expressão; Processos Criativos; Comunicando Causas; Personal Branding; Planejamento Estratégico e Design de Serviços.

A formação terá ainda a participação direta de Lucas Foster, líder da WCO e idealizador do World Creativity Day.

O programa inclui também a possibilidade de levar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) para dentro das empresas, fazendo-as parte do conteúdo das atividades desse dia e integrar os CLPs numa comunidade de 100 profissionais especialistas em criatividade e inovação.

Vale salientar que o World Creativity Day já é uma realidade, tendo envolvido 19 países, 128 cidades e 55 mil participantes em 2021, sendo considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo.

E eu terei a oportunidade de capacitá-los quanto ao conhecimento e aplicação dos princípios ESG, dando um toque de sustentabilidade, responsabilidade social e governança ao programa.

Além disso, liderarei o Hub SP, estimulando empresas com sede em SP a participar, inscrevendo seus profissionais no programa.

Se você também concorda que Criatividade, Inovação e ESG são os skills do futuro, junte-se a nós!

O programa é aberto a empresas que gostariam de ter pelo menos um CLP (Líder de Criatividade) na sua estrutura. Vamos juntos?

Alexis Thuller Pagliarini é sócio-fundador da ESG4
alexis@criativista.com.br