Acompanhar a rotina das pessoas, entender como suas relações evoluem ao longo do tempo e como isso influencia os hábitos de consumo são premissas inerentes a uma boa estratégia de marketing. É preciso estar atento ao que está acontecendo com o consumidor, com a sociedade e com a cultura. Trazer a vida lá fora para dentro. Só assim acredito que as marcas conseguem estar congruentes ao momento de vida das pessoas e ao contexto da sociedade. O resultado imediato? Relevância e conexões bem mais fortes entre marcas e consumidores. Marcas que se fortalecem como quem melhor entende e atende as pessoas.

Acompanhar o que é compartilhado nas redes sociais, pesquisas e indicadores de mercado, conhecer a jornada dos nossos consumidores, testar nossos produtos e conectar-se a tudo o que é tendência. Essa observação atenta e escuta ativa não são tão recentes. O que é novo, então? Aumenta o alcance da nossa capacidade de escuta, aumenta nossa agilidade – é possível ouvir em tempo real. Hoje temos muito mais dados e análises. A tecnologia está ampliando muito as possibilidades e sofisticando o conhecimento. Por isso, temos sido intencionais em aproximar as áreas de marketing, tecnologia e ciência de dados, criando uma rede integrada.

E esse olhar atento precisa, muitas vezes, ir além da categoria do produto que se vende. Um exemplo: foi a identificação de uma tendência no mercado imobiliário, que apontava o crescimento expressivo de apartamentos com metragens menores, muitas vezes desprovidos de espaço para lavanderia, que nos levou a uma das mais recentes inovações de OMO: a OMO Lavanderia Compartilhada. Desenhada para prédios e condomínios residenciais, oferece conveniência, alta tecnologia com produtos OMO e Comfort, além de benefícios ao meio ambiente e ao bolso dos consumidores – com economia de em média 65% de recursos como água, energia e produtos. O serviço é uma extensão do compromisso da marca, garantindo limpeza de alta performance, simplificando a vida das pessoas e contribuindo positivamente com o meio ambiente. Esse é um dos públicos com quem trabalhamos. Um mergulho na categoria de Cuidados para a Casa imediatamente nos conecta com a forma como vêm se diversificando os lares brasileiros.
Mudam as composições dos lares, muda a relação das pessoas com a casa. Dados atualizados do censo mostram que hoje mais da metade dos lares brasileiros tem um animal de estimação. Um estudo realizado pelo Instituto Okno sobre a rotina de brasileiros com cuidados com a casa mostrou que pouco mais de um terço declaram não passar roupas. Por isso, é tão importante conhecer diferentes audiências para, então, desenhar as ofertas de produto e narrativas de marca que mais façam sentido. É um exercício de combinações entre ocasiões de consumo e perfis de consumidor, que precisa garantir que nosso portfólio de marcas tenha ofertas de valor para cada brasileiro.

Nosso OMO Expert Branco Absoluto, lançado em 2023, é outro exemplo de inovação como fruto de escuta ativa e entendimento das diferentes audiências. O mesmo levantamento realizado pelo Instituto Okno mostrou que 95% das pessoas separam peças de roupas em lotes e lotes de roupa branca se destacam pela frequência e necessidades específicas. Das roupas de quem trabalha em clínicas ao uniforme das escolas, ou  roupas de quem usa branco por preferência. São perfis de consumidor diferentes e uma ocasião de lavagem que exige cuidado específico se comparada aos demais lotes do dia a dia. A tecnologia de produto veio para resolver “a dor” das roupas brancas e a comunicação abraçou o contexto e a cultura popular, se apoderando do ano novo que, no Brasil, tem como tradição o uso do branco.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram o quão importante é sempre partir da realidade do nosso consumidor, das suas necessidades e desejos. Há uma fala bastante antiga do Steve Jobs que expressa isso de forma tão óbvia: “Você precisa começar pela experiência do cliente e trabalhar de forma reversa a tecnologia. Você não pode começar com a tecnologia e tentar descobrir onde vendê-la”. As inovações vencedoras são sempre fruto de conexões poderosas entre o problema e a solução, que, é claro, vem acompanhada de muita tecnologia, ciência, criatividade e melhores técnicas de comunicação. Minha formação inicial foi em engenharia, mas o que me encantou no marketing, área para a qual me dedico há 19 anos, foi a paixão por entender as pessoas, conhecer o que querem e pensam e surpreendê-las, entregar o melhor. Acredito na inovação como motor de crescimento do mercado e das marcas, mas ela tem muito mais impacto se atender a uma demanda da sociedade.

Giovanna Gomes é CMO da categoria de cuidados para a casa da Unilever para as Américas
giovanna.b.gomes@unilever.com.br