Criar ações diferenciadas de brand experience é meu desafio diário. Apesar do vasto conjunto de referências inerentes à atuação para o mercado de marketing, frequentemente, minha inspiração pode vir de elementos que parecem distantes do repertório usual ou do universo de elementos da marca. Em muitos casos, o melhor caminho para enriquecer uma narrativa de forma surpreendente reside nos detalhes. Um exemplo fascinante é a Renda Filé, técnica artesanal que, embora tradicional, oferece riqueza de significados e histórias que, se incorporadas à identidade de uma marca, levam profundidade única a um momento memorável.
A Renda Filé, com suas tramas delicadas e rica história, conecta-se de maneira impressionante a produtos contemporâneos e inovadores, a princípio sem relação entre eles, como o Peugeot 2008. A grade frontal do carro e a garra do Leão, símbolos da marca, podem ser reinterpretados à luz dessa tradição artesanal, proporcionando uma experiência totalmente diferenciada em seu evento de lançamento, apresentando o produto e contando rica e envolvente narrativa.
Integrar elementos culturais ao conceito de brand experience vai além de uma questão estética, pois trata-se de estratégia poderosa, comunicando valores e identidade. Essa conexão cultural não só envolve o público, nesse caso, dealers (revendedores) e jornalistas. Ou seja, esse movimento cria um espaço de engajamento profundo, estabelecendo laços emocionais e construindo uma relação de confiança e afinidade.
Experiências imersivas são essenciais nesse contexto. Ao envolver os sentidos, elas permitem que o público observe e viva a marca de maneira intensa. Em tempos de comunicação digital, interações ao vivo ganham valor inestimável, criando vínculos que transcendem a simples transação comercial. Essas experiências tornam-se momentos inesquecíveis. Para os consumidores isso pode significar o gatilho que os fazem se sentir parte integrante da história da marca.
Ao incorporar elementos locais, marcas se posicionam como entidades globais que reconhecem e celebram a diversidade cultural. Essa conexão aumenta sua relevância e promove uma imagem autêntica e acessível, gerando proximidade e facilitando o nascimento do senso de comunidade e pertencimento, caso isso seja objetivo da estratégia.
A criatividade, portanto, é a força motriz que transforma a experiência comum em algo excepcional. A escolha de incluir elementos culturais, como a Renda Filé, pode transformar um evento simples em uma celebração rica de significado e emoção. Cada detalhe cria um ecossistema de envolvimento profundo de ativação, desde a ambientação até a interação com o público.
Ao refletir sobre como nos inspiramos para criar essas experiências, é claro que o poder dos detalhes reside na nossa capacidade de evocar emoções e contar histórias que ressoam profundamente. A integração de arte, cultura e tecnologia oferece às marcas oportunidade única de se diferenciar e deixar legados duradouros.
Esses pormenores, frequentemente subestimados, são a essência da criatividade em brand experience, transformando o ordinário em extraordinário. A Renda Filé é apenas um exemplo de como um detalhe pode ser fundamental para construir experiências que cativam e conectam de forma autêntica.
O que entendo como essencial na minha inspiração é que criatividade vai além da
estética e, como ferramenta poderosa, abre horizontes para as marcas comunicarem propostas e valores de forma impactante. Isso move o espírito verdadeiramente criativo, pois, ao abraçar a singularidade de cada elemento, podemos contar histórias e criar espaços nos quais marcas e seus públicos se encontram em uma jornada compartilhada de descoberta e conexão.
Andrea Pitta é CEO da Fibra.ag