De que adianta o momento chegar, a sorte bater, se as pré-condições não foram realizadas.
Para que a sorte se revele, é preciso que as pessoas acreditem que um dia isso acontecerá, contribuam e preparem o caminho para a sorte manifestar-se, e acontecer o milagre.
Ana Maria Braga, certamente, era, e continua sendo, um dos mais consistentes potenciais para se converter, e para determinados aconselhamentos e recomendações, na maior influenciadora do país. Influenciadora de verdade.
Quando começou sua trajetória, na falecida Rede Tupi de Televisão, o microchip acabara de ser inventado, e ninguém ousava imaginar a existência de uma internet, do digital, das redes sociais e dos tais influenciadores como existem hoje.
Seguramente Ana Maria Braga também. Mas sempre foi uma workaholic, uma mega e incansável batalhadora. Desde seus tempos de Rede Tupi, onde atuou como jornalista, assim como na revista Claudia.
Decola, alcança fama, potencializa-se para a fortuna e converte-se em megainfluenciadora, no território onde é reconhecida hoje e com total merecimento como autoridade, a partir da TV Record, “Programa Note e Anote”.
Meses antes da virada do milênio passa a apresentar o “Mais Você” na Globo, ápice de seu empoderamento e escalabilidade para alcançar a posição que tem hoje, repito e claro, como autoridade de respeito e confiança para determinados assuntos.
Mais que influenciadora, muito mais que influenciadora, uma Formadora de Opinião.
Mudou, para melhor, muito melhor, a vida de algumas empresas, produtos e serviços com seus comentários e recomendações. O tal do Pastel de Bacalhau do Mercadão é um ótimo exemplo do seu poder de influenciar, provocar filas e instituir novos hábitos.
Isso posto, com total merecimento, e decisão mais que acertada da Nestlé, Ana Maria passa a ter outro animal de estimação a seu lado, e além de seu parceiro inseparável, o Louro José.
A partir de agora é a nova embaixadora dos alimentos da Nestlé, que tinham até ontem e como símbolo a Galinha Azul.
Entrevistada pela Folha sobre o acontecimento, que mais que milhões a mais em sua conta corrente significa reiterar a consagração de uma mulher vencedora e mais que trabalhadora, Ana Maria Braga afirmou, “O Louro continua como parte fundamental da minha equipe, cozinha e história. A parceria com a Maggi e a Galinha Azul não afeta o papel do Louro... A parceria é para os canais digitais e pontos de venda, não inclui os programas”.
Ou seja, a Nestlé contratou uma Gatekeeper de excepcional qualidade e valor para o tema onde consagrou-se como autoridade.
E diferentemente de 99% dos tais influenciadores da atualidade, ela lidera e orienta as pessoas, na maioria mulheres, que têm dinheiro e poder de decisão.
Os novos influenciadores falam com uma galerinha nova mais que simpática e querida, que é megacrente e fiel, mas com dramáticas restrições orçamentárias...
Ana Maria Braga decidiu esperar a oportunidade bater construindo, mais que uma porta, um portal de iniciativas e realizações.
Assim, a oportunidade não encontrou dificuldade alguma em encontrar e bater em sua porta. Por tudo o que fez, o caminho estava mais que sinalizado e pavimentado.
Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
fmadia@madiamm.com.br