O ano era 2018, estava à beira de um burnout na carreira publicitária, buscando propósito em cada projeto que aparecia, e o simulador - ou jogo de corrida - nas horas vagas, apareceu para salvar a minha vida e dar novo rumo para absolutamente tudo. Treinava à noite e me tornei um dos melhores pilotos brasileiros no “Gran Turismo Sport”, do Play- Station.

Busquei patrocínio com um ex-colega de escola, Georgios Frangulis, e dele recebi o convite para abandonar a carreira e tocar a divisão de automobilismo na sua Oakberry. Meu mundo girou. Eu ali começava a viver do esporte. E viver de esporte é a minha realização de vida. Um mundo novo se abriu. Finalmente, viveria das pistas, dos pilotos, dos patrocinadores, da amizade, do espírito de equipe, do pertencer genuinamente a algo.

E assim, em 2019, nasceu a ORT, a OAK Racing Team, uma boutique de marketing no automobilismo. Nas pistas me deparei com muitos desafios: um esporte fechado, setorizado, onde o networking é fundamental. Os investimentos dividem pessoas: o amarelo do verde, o azul do vermelho. O pouco budget também é bem dividido e cuidado no “olho por olho, dente por dente”. O automobilismo era inspiração como estilo de vida, antes de trabalhar. Atualmente, trabalhando no segmento, a inspiração é torná-lo mais rentável, quebrando o status quo dos métodos e tratativas atuais.

O objetivo é inventar moda: tornar “trend” investir nas sensações e emoções do esporte e desburocratizar a forma como o dinheiro chega no esporte. Quando vejo uma criança ligar nosso Porsche de corrida no box e dar aquela gargalhada, tudo vale a pena. Eu era a criança que queria apertar o tal botão. Hoje, anos depois, tive uma história que valeu até quadro.

Lembram do “Gran Turismo Sport”? O jogo que citei, que de um mero hobby transformou toda minha vida profissional? Pois é. No dia 3 de março de 2022, no Autódromo de Interlagos, produzimos na ORT o evento oficial de lançamento do “Gran Turismo 7”, a sequência do jogo lançada globalmente, e simultaneamente, com conferência ao vivo direto do Japão com Kazunori Yamauchi, criador da franquia.

O segredo é gerar histórias que eternizam. E se eu parar para pensar, a marca Sony Playstation estará eternizada no coração e na mente daquela criança que era eu. Hoje, em 2024, poder traduzir (via ORT) minha forma de rentabilizar o circo do esporte é minha gasolina. Montarmos o maior hub brasileiro, uma grande comunidade B2B e B2C, por uma família e equipe que vive na essência e faz marketing para que mais pessoas e marcas também vivam essa experiência. Se a sensação é única para o fã, para a marca é a chance de se aproximar de forma intensa com seu consumidor.

E a inspiração para mim está na busca ética e humana pelo sucesso, um sonho persistente no inconsciente e a vontade racional de provocar sorrisos nas pessoas.

Pois esporte é vida. E trabalho? É o quê? Para mim, Georgios Frangulis, Andre Henz, Conrado Bastos, Wan Henrique, Ricardo Takeuchi, João Lupis e João Camargo, é tudo uma coisa só.

Greg Loureiro é sócio-diretor da OAK Racing Team