Nos últimos anos, testemunhamos com frequência crescente Google, Meta e outras plataformas de mídia paga otimizando suas funcionalidades para a inteligência artificial (IA). Embora essa mudança traga promessas de eficiência e precisão, também desafia profissionais de marketing digital a se adaptarem nos ambientes em constante evolução, com o controle sobre os resultados cada vez mais nas mãos dos algoritmos.
Com a otimização contínua para a IA, esses especialistas enfrentam realidades que diminuem o controle sobre o desempenho de suas estratégias. Não há dúvidas de que algoritmos são capazes de processar grandes volumes de dados e identificar padrões de forma muito mais eficiente do que os humanos. Porém, esses processos estão ainda mais ocultos, em verdadeiras caixas-pretas.
É crucial lembrar que plataformas de busca e mídias sociais são impulsionadas por receita. Seus acionistas estão constantemente buscando maneiras de aumentar a receita publicitária, enquanto anunciantes procuram o melhor retorno sobre o investimento. Nesse contexto, os criativos dos anúncios e a experiência do usuário tornam-se diferenciais competitivos essenciais.
As limitações de controle técnico para obter resultados desafiam os especialistas em estratégias digitais a se reinventarem e a comunicação assume papel importante exatamente nesse contexto. Por um lado, a IA automatiza tarefas mecânicas, como a otimização de palavras-chave. De outro, redatores e diretores de arte ganham espaço para aprimorar todos os pontos de contato ao longo da jornada do cliente.
Conforme a IA libera tempo dos estrategistas em publicidade, o foco maior deve ser direcionado à criação de mensagens publicitárias mais envolventes e criativas. A capacidade de testar várias abordagens e otimizar constantemente a comunicação se torna vantagem competitiva significativa. Consequentemente, os profissionais criativos, geradores de ideias inovadoras e cativantes, serão cada vez mais valorizados.
O futuro do marketing digital está intrinsecamente ligado à ascensão da IA e à crescente importância de engajamento mais efetivo. Essa relação se desdobra em outro paralelo, pois, à medida que os algoritmos ficam mais sofisticados, a capacidade de contar histórias envolventes e criar experiências memoráveis transformam-se em diferencial fundamental para o sucesso online. Ou seja, é hora de entender o novo cenário, abraçar essa mudança e conquistar destaque por meio da criatividade em uma comunicação eficaz.
Fernando Mello é sócio da Frat e professor da ESPM