O que parecia uma coisa passageira, até uma brincadeira, feita pela moçada na internet, virou um negócio, e dos grandes. Pois é! Estamos falando dos influenciadores ou influencers. Eles dominam a cena hoje. Além de impulsionarem marcas de muitos anunciantes, ganham muito dinheiro, porque desenvolveram um estilo e modo de contar histórias que revertem em credibilidade, tudo o que o marketing deseja e sempre persegue.
Há quem decrete 2022 como o ano dos influencers, porque foi nestes últimos meses que esse segmento mais apareceu e se profissionalizou. Paulo Leal, que lidera a operação brasileira da FluenceMedia, por exemplo, acredita que a retomada dos eventos presenciais foi responsável pelo destaque dos influenciadores este ano. É o que ele fala na reportagem de capa desta edição.
Imagina uma coisa impensável há poucos anos, como um grupo de jovens participando de uma Copa do Mundo. Sim, isso mesmo. A FluenceMedia desenvolveu o projeto Copa Academy, com dez influencers que vão discutir e interagir com a Copa do Catar e as finais dos campeonatos, entre outubro e dezembro. Esse pool de conteúdo colaborativo funciona como “cabeça de TV e corpo de rede social”, com volume de 50 milhões de seguidores.
Dados do Nielsen dão conta que, no Brasil, são 13 milhões de infuencers ativos. No meio desses tantos, estão alguns gigantes como Gil do Vigor, com mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. Neymar é outra celebridade, com 177 milhões; Anitta (63 milhões); Tatá Werneck (53 milhões); e Larissa Manoela (46 milhões). São fenômenos das redes sociais como Instagram, Facebook,
TikTok e YouTube, que tiveram reputação construída nas suas áreas de atuação e depois passaram a ganhar corpo e alma com postagens e adesão das audiências diante dos conteúdos propostos nos seus canais de comunicação. Nasceu aí o marketing de influencers.
Dados do Nielsen Annual Marketing Report, em pesquisa realizada este ano, garantem que 53% dos executivos de marketing estão ampliando investimentos em publicidade com influenciadores. “As plataformas de mídia social desempenham um papel crítico na formação do marketing de influenciadores. E, à medida que a indústria cresce para satisfazer a demanda do consumidor por conteúdo, os profissionais de marketing precisam ficar de olho e diferenciar as redes sociais. Plataformas estão surgindo e acabam gerando mais engajamento. Porque, quando se trata de marketing de influenciadores, o engajamento é fundamental”, esclarece o Nielsen InfluenceScope, que aponta o Brasil como segundo país com maior volume de influencers, atrás apenas dos Estados Unidos.
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O advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo passa a integrar o corpo docente da ESPM, que em 2023 começa a ofertar o curso de direito. “Fiquei impressionado com o modelo que está se pretendendo dar a esse curso”, confessa o professor, que em entrevista exclusiva ao PROPMARK destacou não só as inovações no ensino do direito prometidas pela ESPM. Vale a pena conferir a análise que Cardozo faz sobre o papel da propaganda na defesa e fortalecimento da democracia no Brasil. “Democracia pressupõe discussão livre, que admite divergência, que tolera opostos e irmãos que dialogam”, sublinha o novo professor da ESPM.
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Após 12 anos, a Globonews modificou a sua identidade visual. De acordo com o canal pago de notícias, a nova marca tem um conjunto de elementos gráficos para trazer mais leveza, dinamismo, proximidade e movimento, com um tom de vermelho mais claro e mudanças na tipografia. A palavra news da logomarca ganhou letras minúsculas e uma fonte arredondada. O objetivo é dar protagonismo à informação. “Desde 2010, a identidade visual da Globonews não passava por uma mudança completa. O projeto está muito bonito, elegante, moderno e, claro, a serviço da informação”, ressalta Miguel Athayde, diretor da Globonews.
Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK