Um dos assuntos mais comentados no ano passado, a inteligência artificial degenerativa se sustenta como o tema do momento em 2024. O uso da IA no mercado de marketing e comunicação, bem como suas implicações nos negócios das empresas, segue debatido nos eventos, rodas de conversas e virou matéria de uma infinidade de cursos.
Só para lembrar aqui o conceito, IA é uma área da ciência da computação que permite que sistemas aprendam a realizar tarefas, normalmente desenvolvidas por humanos, de forma mais automatizada e muito mais rápida. Os rôbos conseguem aprender, resolver problemas e identificar padrões. Apesar de antiga, data do início do século 20, a IA começou a chamar a atenção mesmo a partir da criação pela OpenAI, em novembro de 2022, do ChatGPT, que tem capacidade de gerar conteúdos inéditos.
Pensando em como a IA impacta no trabalho e no dia a dia da indústria publicitária, o propmark inicia nesta edição a Série Agências, que vai mostrar como a tecnologia está transformando as diferentes áreas das agências brasileiras.
A primeira reportagem traz os bastidores do trabalho do departamento de mídia, certamente a área da propaganda que mais se transformou nos últimos anos com a complexidade de meios, a nova cultura de dados e as novas ferramentas digitais. Ao mesmo tempo, com a digitalização, a demanda por eficiência e performance cresceu.
Não à toa, o profissional de mídia é um dos mais demandados atualmente no mercado. Uma das características - e vantagens - dos profissionais brasileiros é que conseguem ter uma visão estratégica mais ampla unindo criatividade e mídia, uma vez que o modelo no país une as duas áreas sob uma mesma estrutura.
Para além de otimizar campanhas e gerar engajamento, a mídia atual tem se preocupado em ajudar a criar experiências mais relevantes e personalizadas para os consumidores de suas marcas, fortalecendo assim a conexão desse indivíduo com sua mensagem, de forma mais genuína e menos invasiva.
É nesse cenário que o uso de ferramentas IA tem sido um divisor de águas para auxiliar a entender os gatilhos subjetivos que mexem com os consumidores.
“Ainda há muito a se caminhar, as ferramentas têm aprendido junto com as marcas a se comunicarem de forma mais assertiva, mas, num futuro próximo, teremos cada vez mais informações precisas e estratégias relevantes vindo dessas IA’s para ajudar a mídia a fazer a diferença real no atingimento dos KPIs que as empresas desafiam ano a ano,” pontua Erika Cabral, VP de mídia da BETC Havas.
Aberto a profissionais de diferentes segmentos de atuação, a ESPM inicia nesta segunda-feira (26) o curso ‘Inteligência Artificial na Prática - Negócios & Carreiras’, em São Paulo. Especialista em transformação digital e inteligência artificial, Elaine Coimbra, CEO da WPP/Foster, vai ministrar as aulas - presenciais e online -, além de Renata Benigna (professora da ESPM e mestre em comportamento do consumidor); e Mateus Oazem (strategic foresight & future narratives do Google Cloud América Latina).
Como relatam consultores, a transformação provocada pela IA no mercado de trabalho está só começando.
Marketing Best
O mais tradicional prêmio do marketing brasileiro revelou os profissionais que participam do júri neste ano. Num total de 13, o júri conta com nomes de destaque no mercado, vindos de agências, anunciantes e plataformas.
A organização do Marketing Best também divulgou o cronograma da premiação, sendo que as inscrições estão abertas até o dia 29 de fevereiro. O julgamento dos cases ocorrerá entre os dias 1º e 15 de março, e os resultados serão divulgados em 2 de abril.
Frase: “Em média, cinco vezes mais pessoas leem o título que o corpo do texto.” (David Ogilvy).
Armando Ferrentini é publisher do propmark