Quando fui convidada para ser CEO da ABA, em setembro de 2014, não imaginei, de imediato, que após uma carreira de 30 anos em marketing e comunicação – este ano já comemorei 40 –, trabalhando em bancos e agências de publicidade, fosse me apaixonar por este universo de entidade associativa, algo que aconteceu de imediato. Fiz do propósito da ABA ‘Mobilizando o marketing para transformar os negócios e a sociedade’ também o meu propósito, de carreira e de vida. Ou será que foi o contrário? Ao longo desses 10 anos e dos meus 40 de carreira, pude testemunhar a transformação do mundo dos negócios, os avanços tecnológicos, as mudanças nas dinâmicas de mercado e as novas demandas da sociedade. Mas, em meio a todas essas mudanças, uma coisa se mantém, o incrível valor do trabalho das pessoas. Afinal, são as pessoas que fazem as organizações prosperarem.

Acredito que é por meio do trabalho em equipe e da valorização do potencial de cada indivíduo que alcançamos resultados extraordinários. Sempre acreditei que sozinho vamos mais rápido, mas, juntos, vamos mais longe. Não à toa, a frase que está num quadro na parede da minha sala na ABA e me acompanha há quase duas décadas, por onde passei, é “Less me, more we”. A única coisa que não sabia é que encontraria na ABA o espaço mais fértil para praticar isso. Articular ideias, defesas, teses, numa luta constante pela defesa dos anunciantes, sempre com mais de uma centena de empresas associadas, mais de 90 líderes, mais de 50 entidades parceiras, e junto a um mercado imenso, foi o que me moveu até aqui e é o que move a ABA, o protagonismo colaborativo. Quando unimos forças alcançamos objetivos ainda maiores. Alçamos voos ainda mais longe!

Em nossa constante busca por evolução, aprendemos que precisamos assumir a posição de agentes transformadores da sociedade, gerando impacto positivo na vida das pessoas e cuidando do planeta. E é isso que a ABA fomenta como papel das marcas e os anunciantes devem abraçar em suas campanhas. E tenho orgulho de saber que, como CEO da entidade, fiz parte ativa dessa jornada, marcada na última década por inovação, liderança e compromisso com a transformação do mercado publicitário brasileiro.

A ABA redefiniu sua causa e razão de sua existência, se tornou uma entidade com saúde financeira, mais robusta, mais relevante, respeitada, ouvida, e sendo um ambiente de conexão que transcende fronteiras. Nesses 10 anos de ABA, foram inúmeras as conexões: mais de mil reuniões com o mercado; articulação com mais de 50 entidades parceiras; mais de 40 guias e 10 livros publicados; cerca de 120 eventos, centenas de viagens, participação em festivais internacionais e na WFA Global Marketer Conference Week, a qual integro como membro do seu Executive Committee, também há 10 anos; a criação de ações de grande impacto, reconhecidas por quatro prêmios WFA President Awards - Recognising excellence in industry leadership nos últimos cinco anos; a conquista da sede própria após 62 anos pagando aluguel; e da conquista de dezenas de grandes parceiros, apoiadores e patrocinadores, e novos associados, ano após ano, representando hoje mais de 1.400 marcas de mais de 130 associados.

Mas, tudo isso me proporcionou muito mais do que trabalho. Cultivei relacionamentos genuínos, baseados na confiança, respeito e colaboração mútua, reencontrei e fiz novos amigos que me acompanharão por toda a vida, que me viram chorar e entristecer, mas, também rir e celebrar. Amigos parceiros, como Nelcina Tropardi, presidente da Diretoria Nacional da ABA há quatro gestões; Sergio Pompilio, reeleito este ano para mais uma gestão como presidente do Conselho Superior; renomados líderes do mercado como diretores, conselheiros, presidentes e líderes de Comitês e GTs da ABA, que se dedicam ao propósito da entidade, e um time executivo comprometido: Eliane, Márcia. Meire e Patrícia. Todos dedicados a transformar em realidade nosso propósito, projetos e planos.

Não posso deixar de mencionar a alegria de ter finalizado 2023 com a criação da Confraria das Mulheres Dirigentes de Entidades, que já soma 22 lideranças femininas e perceber que, durante este período de meus 10 anos na ABA, a direção de importantes entidades foi sendo assumida por mulheres. Mulheres que estão deixando o seu legado, contribuindo para a transformação dos negócios no Brasil, que reconhecem a importância da união dessas associações e acreditam no alto poder da colaboração e da construção coletiva para um mundo melhor.

Que possamos continuar a trilhar esse caminho juntos, celebrando não apenas os nossos sucessos profissionais, mas também os momentos de alegria, conexão e crescimento pessoal que tornam essa jornada incrível. Celebro junto dos meus 10 anos de ABA, os 65 anos de protagonismo da entidade na liderança e articulação de uma agenda de responsabilidade e reputação para um futuro sustentável, transparência nas relações entre marcas e agentes do mercado, antecipação de disrupções e tendências, conexão e evolução dos profissionais de marketing, atuando em temas como Marketing & Comunicação, Mídia, IA, LGPD, Brand Safety, Dados e ESG, e sempre na defesa da liberdade de expressão, da autorregulamentação, do marketing responsável e dos interesses dos anunciantes.

Tudo isso é reflexo de muito trabalho. E trabalho feito com amor, pois é isso que me move e move a todos que se juntam ao propósito da ABA. A responsabilidade é coletiva e ver o mercado publicitário brasileiro evoluir, ser referência de boas práticas para o mundo todo, usar criatividade com efetividade e inovação com ética e transparência, impactando positivamente a vida das pessoas e do planeta, depende de nós. O futuro depende de nós. E o futuro passa por aqui, pela ABA. Que venham os próximos dez anos!

Sandra Martinelli é  CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA (sandramartinelli@aba.com.br)