Pelo quinto ano consecutivo, este veículo realiza a homenagem Melhores do ano do propmark. Em 2023, houve uma mudança na dinâmica de votação. Com o objetivo de fazer uma curadoria sobre os destaques do mercado publicitário brasileiro, os jornalistas da Redação e integrantes do propmark indicaram três nomes em cada categoria.

A votação popular, porém, segue como antes. A partir desta semana, o site propmark.com.br abre a enquete, onde os leitores poderão escolher um nome por categoria. No total, são dez: Agência de propaganda; Agência de live marketing; Anunciante; Empresa de OOH; Veículo de comunicação; Plataforma digital; Campanha; Profissional de criação; Profissional de marketing e Liderança de agência (categoria que entrou neste ano).

Por trás desse reconhecimento, há o desejo deste veículo — que soma 58 anos de história cobrindo o mercado de publicidade, mídia e marketing — de estar cada vez mais próximo das empresas e profissionais que participam da engrenagem dessa indústria.

Para a escolha dos indicados, a banca formada pelos jornalistas especializados e membros do propmark adotou critérios sobre o desempenho criativo em premiações como o Cannes Lions, a performance em negócios e a assertividade de estratégias de comunicação que levaram marcas e campanhas a se sobressaírem na mídia.

Os três cases finalistas, por exemplo, alcançaram tudo aquilo que uma marca busca: awareness, entraram na conversa das redes sociais e ainda se destacaram pelo toque de inovação. A começar pelo filme criado pela AlmapBBDO para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, “O novo veio de novo”. Por meio de inteligência artificial, o emocionante comercial promoveu um reencontro entre Elis Regina e sua filha Maria Rita cantando o clássico “Como nossos pais”, de Belchior.

Houve certa polêmica e até abertura de processo no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), arquivado posteriormente, em que consumidores pediam a retirada da campanha do ar, pois questionavam se seria ético ou não o uso de IA para trazer pessoa falecida de volta à vida. O segundo case indicado é “Pra você chegar lá”, criado para o Itaú Uniclass pela Galeria, que surpreendeu ao colocar juntos o apresentador Marcos Mion e o astro Sylvester Stallone. O vídeo faz referência direta ao filme “Rocky” ao mostrar Marcos subindo os degraus da escada do Museu de Arte de Filadélfia, na Pensilvânia — mesmo cenário do longa estrelado por Stallone. Um dos pontos altos é a fala do astro internacional, que vira para Mion e diz: “Keep going. Don’t stop”.

Por fim e não menos importante, a lista de indicados traz “Abrigo amigo”, case da Almap para Eletromidia vencedor de Leão de Ouro no Cannes Lions 2023. Projeto que leva tecnologia para pontos de ônibus em que uma atendente entra ao vivo no painel para fazer companhia para mulheres à noite, enquanto esperam a sua condução, reforça sua relevância com a expansão anunciada para 100 pontos.

Confira matéria nesta semana que apresenta a relação de todos os indicados nas dez categorias. Já a partir da próxima semana, serão publicadas reportagens com os indicados em cada categoria. E na edição de 4 de dezembro, será revelado o resultado da votação popular, trazendo matérias especiais sobre os vencedores.

Eletrificação
Matéria de capa nesta edição mostra a corrida para a eletrificação das marcas e a oportunidade que se abre para o mercado de mídia. A expectativa é de que o setor de energia destine mais de R$ 2 bilhões em marketing em 2024.

“Com o processo de transição energética, o mercado de novas fontes de energia limpa ganhará importância nos próximos anos e, com a abertura do mercado livre de energia, a concorrência do setor vai aumentar muito, beneficiando o consumidor não só no preço, mas abrindo a possibilidade de escolha da origem da energia comprada”, sinaliza Luis Carlos Franco, business leader da Ogilvy, que atende Petrobras e BMW, ambas com
aportes e ações de marketing relativas à eletrificação dos negócios.

Frase: “Você aguenta ser feliz?” (Frase título do livro recentemente lançado, de autoria de Nizan Guanaes e Arthur Guerra, da GMT Editores Ltda.).

Armando Ferrentini é publisher do propmark