Neste dia 21 de maio, o propmark completa 58 anos de existência e de circulação ininterrupta. Chegar a quase seis décadas em funcionamento não é para qualquer um. Infelizmente, vimos vários veículos de comunicação encerrarem suas operações nos últimos anos. Reflexo da crise da mídia, especialmente sobre as publicações impressas. Mas o propmark mostra que soube se reinventar ao longo das várias transformações do mercado e manteve a qualidade do seu conteúdo durante todo o seu tempo.

A tradição do veículo - o mais longevo na cobertura da indústria de propaganda e marketing - e sua importância para o setor fizeram do jornal uma marca reconhecida pelos profissionais do mercado criativo, onde eles encontram um espaço para troca de ideias, exposição de cases, inspiração e informações de última ordem sobre o negócio da publicidade. Além de matérias analíticas feitas por um time de jornalistas altamente especializados e pontos de vista diferentes de articulistas dos mais variados segmentos.

A história do propmark começou com a criação da coluna Asteriscos no extinto Diário Popular. O espaço era dedicado à cobertura do mercado publicitário no veículo e foi o embrião deste semanal. Asteriscos foi o primeiro representante da imprensa brasileira a fazer a cobertura do Festival de Cannes, na França.

Após 19 anos sendo publicada no Diário Popular, a coluna foi transformada em Caderno Propaganda & Marketing e passou a circular como um suplemento dos jornais Gazeta Esportiva e, posteriormente, Folha da Tarde. Desde 1998, a publicação ganhou uma versão online (propmark.com.br), que vem crescendo ano a ano.

Em 1999, nova mudança. Com o fim da circulação da Folha da Tarde, que foi substituída pelo Agora São Paulo, o Propaganda & Marketing passou a ter circulação independente e deixou de usar a palavra “Caderno”.

Depois de oito anos, outra novidade. Em 2007, a publicação simplificou a marca e passou a ser chamada apenas de propmark, em letras minúsculas, para alinhamento com a versão digital da publicação.

Em 2015, veio a transformação mais disruptiva, quando o veículo  abandonou o modelo jornalão e adotou o formato berliner, com papel couchê, e passou a ser impresso na própria gráfica, a Referência Gráfica, dando à publicação uma cara de revista.

Agora, com a presente edição especial de aniversário, o propmark apresenta seu novo projeto gráfico. Desta vez, trata-se mais de uma repaginada no layout do jornal, feita por seu departamento de Arte, formado por Adunias da Luz, editor de arte, e o diagramador Lucas Boccatto.

Além de uma tipografia mais moderna, o novo projeto gráfico está mais leve e clean, com o objetivo de melhorar a experiência do leitor. A dupla trabalhou nas vinhetas com o conceito do sinal maior em duplicata, associado à grandeza do jornal, que sempre contribuiu com o meio publicitário. Já a nova tipografia do logo foi desenvolvida por um estúdio especializado na Índia e adquirida pelo veículo.

Desejamos que o novo projeto gráfico seja bem recebido pelo mercado, bem como esta edição especial, que aborda o tema reputação das marcas. Em tempos de aumento da disseminação das fake news e de conteúdos impróprios no ambiente digital, a Redação entendeu que o assunto merecia uma análise mais aprofundada, com o objetivo de mostrar o que as agências e as empresas estão fazendo para cuidar da imagem das marcas.

O especial traz matérias, análises e artigos de profissionais da indústria. A conclusão é de que o trabalho para conter eventuais crises das empresas deve ser contínuo e exige muita criatividade aliada à tecnologia e investimento, haja vista o poder que a desinformação tem em manchar a reputação de uma empresa. Boa leitura!

Armando Ferrentini é publisher do propmark