Nos últimos tempos, venho anotando algumas reflexões sobre comunicação. Ajudam a resumir anos e anos de experiência. Da maioria sou autor, outras roubei. Espero que sejam úteis a você se desejar usá-las.

“Quem não comemora, não merece ganhar.”

“Não se esforce tanto para ter um departamento criativo competente. Prefira uma agência inteira assim.”

“Disrupção significa o fim de um negócio e o começo de outro. Não use essa palavra sem critério.”

“Dados são fundamentais, mas não podem substituir a inteligência de quem os analisa.”

“Não espere ganhar muito dinheiro para começar uma revolução existencial na sua vida, no seu trabalho com seus empregados.”

“Publicitário é a única profissão que vive de se apaixonar pelos sonhos dos outros.”

“Ganhou um prêmio? Comemore, encha a cara, divirta-se, se ache o melhor do mundo. Intensamente. Porém apenas um dia. Perdeu uma conta? Chore no banheiro, se sinta o pior dos piores e se arrependa de não ter estudado. Intensamente, mas atenção, apenas um dia. No dia seguinte, em ambos os casos, esqueça tudo e recomece a carreira.”

“Seja você a agência que você deseja trabalhar.”

“Bilhões de pessoas estão produzindo conteúdo nesse momento: textos, posts, fotos, sons, música, vídeos. Você, na agência, que é pago para isso, precisa ter a certeza de que está fazendo algo realmente memorável. O craft muda tudo.”

“Publicidade não é elenco. É time. Não é futebol, é basquete.”

“Uma agência pode ter dinheiro. Pode ter uma sede cinematográfica. Uma agência pode ter uma decoração premiada. Mas lembre-se: as empresas mais criativas que moldaram a nossa cultura nasceram em garagens mesmo. E a garagem precisa continuar lá na cabeça de todo mundo.”

“A marca e a sua comunicação tecem a roupa que a empresa veste para andar no ônibus, pegar um táxi, andar na rua e ir a uma festa ou entrar na casa de alguém. Tem marca que ainda prefere andar pelada por aí. Se de repente alguém gritar que há algo errado, quem está pelado é o primeiro a ter de se explicar. E daí, é tarde.”

“Um recado sobre equipes: não tente encaixar perfeitamente um cilindro num quadrado. Ninguém em volta vai entender o que está fazendo e provavelmente vão ficar preocupados com você.”

“Investimentos, dados, estatísticas, estratégias? Não. As marcas morrem porque, em algum momento, alguém deixou de sonhar.”

“É possível se aprovar as maiores loucuras desde que você consiga explicá-las para as pessoas.”

“O sucesso e a razão fazem uma linha paralela. É preciso decidir no início de cada trabalho qual o caminho a seguir.”

“O PR pode levar você bem longe, mas se não tiver conteúdo ele traz você de volta. E de econômica.”

“Por trás da beleza do PR existe uma besta que se alimenta de relevância. Quando falta o que comer ela devora o dono.”

“Uma grande ideia é uma grande resposta. Então, você precisa começar sempre com uma grande pergunta. E geralmente ela não é dita em voz alta. Você só a percebe.”

“Uma estratégia válida de crescimento de uma agência pode ser grana e prestígio. Primeiro, grana, pra viabilizar o projeto. Logo depois, mesmo em seguida, prestígio, para dizer que você merece a atenção dada. Na sequência, se possível, foque em novas conquistas de negócios. Mas, rapidamente, não se descuide da qualidade do trabalho. Grana, prestígio; prestígio, grana.”

“O caminho da publicidade pode ser longo e sinuoso. Repleto de cruzamentos perigosos, encruzilhadas fascinantes, despenhadeiros assombrosos, estradas cinematográficas, ruas sem saídas e pontes derrubadas. Nesse caminho existe de tudo, só não existe atalho.”

Flavio Waiteman é CCO-fundador da Tech and Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)