O setor da economia criativa vem se desenvolvendo consistentemente a cada ano, impactado pelo aumento do acesso à internet e às novas tecnologias. Em um contexto atual tão dinâmico e inovador que vivemos, o streaming, sem dúvida, já é intrínseco a este cenário econômico criativo.

O áudio, que sempre foi uma ferramenta poderosa de expressão criativa, quando atrelado ao streaming, se tornou ainda mais potente, contribuindo não apenas para o crescimento da indústria, mas também para sua democratização. As velhas barreiras de entrada não existem mais; o sucesso pode vir de qualquer lugar do mundo e qualquer pessoa.

O streaming não apenas gera receitas recordes na indústria da música ano após ano, como cada vez há mais artistas compartilhando esse sucesso. A expectativa é que muitos mais usufruam do incrível impacto que o streaming e o Spotify estão tendo em tornar a indústria da música mais lucrativa e equitativa.

Hoje, o impacto cultural e monetário da plataforma é sem precedentes: em 2021, o Spotify pagou US $7B à indústria musical - mais do que qualquer outro serviço. Na era do CD, 25% da receita de música era destinada aos top 50 artistas. No ano passado, só 12% da receita foi para os 50 maiores artistas. Pela primeira vez, mais de mil artistas geraram um valor superior a US $1 milhão pelo Spotify e, impulsionadas pelo streaming, as principais gravadoras tiveram mais de US $4 bilhões de lucro em 2021.

Esses dados são do Loud & Clear, site voltado para artistas e profissionais da indústria musical entenderem melhor o sistema de royalties, os players e os informações sobre o desenvolvimento e estado econômico do streaming de música que mostram que a indústria está mais saudável do que nunca.

Assim como o Spotify transformou a indústria da música liderando a revolução do streaming, estamos contribuindo para impulsionar o crescimento explosivo do podcasting. Só no primeiro trimestre deste ano, vimos um aumento de dois dígitos ano a

ano em novos podcasts na plataforma nos principais mercados em crescimento na América Latina e no resto do mundo, com mais de 85% da criação de novos podcasts ocorrendo em nossa plataforma Anchor, por exemplo.

Mudamos a maneira como as pessoas ouvem e criam música e queremos trazer esse mesmo tipo de capacidade transformadora para o negócio de podcast. Proporcionar a artistas e criadores de conteúdo a oportunidade de viver de sua arte sempre foi a missão principal do Spotify e continuamos comprometidos em servir criadores com novas habilidades para contar suas histórias e também a criar e apoiar uma indústria de áudio mais diversificada.

Mas no mundo em que vivemos precisamos também garantir que as vozes que estão sendo elevadas sejam cada vez mais diversas e plurais. Para ajudar nessa missão nos últimos anos, o Spotify desenvolveu uma série de iniciativas, como Sound Up e Podcast Academy, por exemplo.

No Brasil, o Sound Up apoia jovens negros e indígenas com orientação e recursos para que possam construir e estabelecer carreiras ao longo da vida em podcasting e para que suas ideias de conteúdo se tornem programas de sucesso no universo do áudio. Já no Podcast Academy, o objetivo é compartilhar o conhecimento da indústria de podcast com os criadores por meio de aulas e workshops, suporte de comunicação, além de acesso ao ecossistema de ferramentas e plataformas do Spotify.

Proporcionar ferramentas é um ponto chave para que possamos de fato construir uma uma comunidade criativa cada vez mais ampla. Permitir que todos, de artistas a compositores, editores e gravadoras, a podcasters, entendam melhor seu público, envolvam e aumentem sua base de fãs, monetizem e cumpram seu potencial artístico é o caminho para o fortalecimento da economia criativa de áudio no mundo.

Renata Lodi é head de marketing Latam no Spotify