São muitos os desafios que os profissionais de marketing vêm enfrentando nos últimos anos com nossa indústria publicitária em constante evolução. Devemos nos sincronizar com temas relevantes, como a medição cross-media, os limites e o poder de alcance para a inteligência artificial, e a representatividade e a inclusão.

Mas, afinal, como conectar tudo isso com nossas campanhas, como ter uma visão clara do que funciona para cada marca, quais métricas analisar, como otimizar nossos investimentos em publicidade para alcançar melhores resultados, e como construir uma indústria cada vez mais conectada, ética, responsável e verdadeiramente diversa e inclusiva?

Um time de renomados líderes do mercado passou pelo palco do ENA para refletir sobres os desafios e oportunidades que esses avanços trazem aos anunciantes.

No nosso 1º painel do ENA, “O SYNC da mídia. Um passeio pelo universo das audiências cross-media”, trouxemos boas práticas globais de métricas cross-media transparentes.

E falando em boas práticas e tendências, o avanço exponencial da inteligência artificial no marketing tem feito com que ela seja pauta da maioria dos eventos
e reuniões da ABA e da nossa indústria. Não é por acaso que essa poderosa ferramenta proporcionou uma grande evolução para todo o mercado – ou seria uma (R)evolução?

Mas, além de suas muitas oportunidades para a conexão de marcas e consumidores, ajudando a otimizar estratégias, melhorar a segmentação de público, personalizar mensagens e automatizar processos, nos perguntamos: até onde podemos ir para performar melhor sem correr riscos?

Esses foram os assuntos repercutidos no nosso 2º painel do ENA: “SYNC tecnologia. Inteligência artificial em escala”. E, claro, esses avanços precisam ainda andar de mãos dadas com nosso compromisso de ajudar a construir uma indústria diversa e inclusiva, que represente nossa sociedade plural.

O 3º painel do ENA 2023: “SYNC sociedade. O caminho para uma indústria verdadeiramente diversa e inclusiva” refletiu sobre como DE&I estão sendo tratadas e como os anunciantes podem ajudar a melhorar esse cenário, usando o poder do marketing como força representativa da nossa sociedade, incluindo DE&I de forma genuína em suas organizações e, consequentemente, refletindo em suas campanhas.

E toda essa evolução – seja tecnológica ou social – que vemos acontecer no mundo, não fará sentido se não estivermos construindo negócios sustentáveis.

Não por acaso, lançamos o “Guia Marketing Sustentável 2030”, que a ABA trouxe para o Brasil fundamentada pela pesquisa Sustainable Transformational Practice da Kantar, em parceria com a WFA, que aponta os caminhos para que anunciantes e profissionais de marketing possam criar estratégias sustentáveis sólidas e bem comunicadas aos consumidores.

Sabemos que ainda temos muito para evoluir na agenda de ESG e é por isso que a ABA traz luz a esses temas, seja por meio de publicações, como guias e livros, em nossas reuniões de comitês e GTs, apoiando pesquisas e em nossos eventos, cumprindo nosso propósito de “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”.

O objetivo do ENA foi justamente trazer à mesa debates sobre esses assuntos tão importantes que fazem parte do futuro da indústria publicitária que não têm, muitas vezes, respostas tão concretas ou claras.

Estamos todos os dias aprendendo, desaprendendo e reaprendendo. E na ABA, entendemos que, juntos, somos capazes de encontrar as melhores práticas e desenhar um futuro melhor.

Então vamos, em sincronia, escrever este futuro agora?

Sandra Martinelli é CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA
sandwramartinelli@aba.com.br