Ouvi uma colocação de uma palestrante no MMA Impact, que me fez refletir bastante. Ela palestrava sobre a carreira de marketing do futuro e podia ter destacado inúmeros skills para esses profissionais, mas finalizou dizendo “o marketing evoluiu muito, mas vejo os profissionais mais competentes com as mesmas características de anos atrás: brilho nos olhos, vontade de fazer dar certo e disposição!”.

Assim que escutei essa frase, logo me veio à mente o meu início de carreira, e lá se vão alguns anos. Quantas mudanças e descobertas no marketing acompanhei e acompanho, corri atrás, adaptei, estudei.

O digital surgiu da noite para o dia, já não fazia tanto sentido apenas a TV, o outdoor, o jornal, o evento, o mobiliário urbano: era preciso trazer o digital para os planos de mídia.

Era preciso gerar fluxo para o site, para as redes sociais, o SEO, o e-commerce e, quando tudo parecia estar indo bem, chegam o metaverso, o NFT… E a coisa não pode parar: vem mais por aí! Lembro que vim morar em São Paulo porque era preciso estar todo o departamento de marketing junto na empresa, senão as coisas não funcionavam de forma integrada.

Hoje, a gente pode estar em qualquer lugar do mundo e as coisas funcionam! Tudo vai se transformando e a gente vai...: e tudo isso a gente faz muito bem, corre pra lá e pra cá e faz um trabalho incrível, aprende e ensina com o time, com o cliente, com os parceiros.

Mas, de fato, sempre, em todos os momentos, eu estava ali com o brilho nos olhos, a vontade de dar certo e a disposição! Será que atravessaria tantas transformações do marketing, da comunicação e da vida sem esses skills?

Claro que não!

E precisei ouvir em uma palestra, à qual, diga-se de passagem, fui para ouvir sobre inovações, que não existe inovação sem essas características. E assim nunca estaremos desatualizados, traremos a base mais importante para qualquer transformação. É preciso estar preparado para as inovações, ter maturidade, ter discernimento e capacidade crítica.

Para os que estão chegando agora, já vale anotar que, antes de nos especializarmos em um montão de coisas novas e legais, vale o diploma na mão, o brilho nos olhos, a vontade de dar certo e disposição!

E, pra minha surpresa, fiz uma apresentação para uma reunião geral do Grupo Publicis, na qual falei sobre Shopper, Jornada e Paixão, esse assunto da adaptação ao novo foi colocado no palco, a valorização da experiência e do controle emocional para superar e crescer com qualquer novo desafio que nos seja colocado à frente.

Falamos o dia todo sobre temas que ainda não dominamos, mas estamos descobrindo e aprendendo juntos, e logo em breve dominaremos e estaremos prontos para mais e mais descobertas.

Agora, tudo faz sentido. O profissional de marketing do futuro deverá ter, antes de tudo, as mesmas habilidades do passado. Vai chegar na frente quem tiver brilho nos olhos, vontade de dar certo e disposição!

Marília Queiroz é diretora de negócios da ARC Brasil