Com quase 40 anos de história, o Marketing Best chega à edição 2025 premiando a excelência de 21 cases - desenvolvidos por 17 agências - no mercado brasileiro. Foram 39 trabalhos finalistas em 21 categorias.
Considerado o mais tradicional do setor no país, o prêmio do propmark se consolidou como um reconhecimento às estratégias das marcas que elevam o papel do marketing dentro das empresas, mas neste ano teve um shift importante, dando mais destaque também para a criação das agências.
Afinal, são as agências que estão por trás das grandes marcas pensando e elaborando campanhas e ações criativas que impulsionam negócios e emocionam o público, transformando a comunicação em ferramenta indispensável.
Em meio ao dinamismo do mercado publicitário e ao impacto de mudanças provocadas pela inteligência artificial, os cases deste ano se destacaram por conectar marcas à cultura, à tecnologia e às transformações sociais. Da indústria ao varejo, da mobilidade ao entretenimento, os vencedores refletem a pluralidade de abordagens do marketing contemporâneo.
Das agências premiadas, a Sherpa42 foi a única a ganhar em mais de uma categoria - em Alimentos, venceu com o case ‘Hotel Bubbaloo’; na categoria de Bebidas não Alcoólicas ganhou com case para o Guaraná Antarctica; e em Vestuário, com ‘Nike unreal baile Powered by8’.
No rol de marcas, a premiação foi bem pulverizada, com cases de empresas de diferentes ramos: Sicredi, BYD, Banco do Brasil, Bradesco Seguros, Budweiser, WSL, Panasonic, Universidade São Judas, Danone YoPro, YouTube, Giraffas, Supra, Repelex, ABA, Grupo Gay da Bahia e CVC.
Entre as agências vencedoras, estão Suno United Creators, We, WMcCann, AlmapBBDO, Africa Creative, Repense, LVL, Mude, Dançar Marketing, Hands, Baila Creative, Peralta Creatives, BETC Havas, Propeg, Innova AATB e WT.AG, que ganhou em Comunicação com um case da própria agência — ‘Social first na essência’.
Outra novidade desta edição foi a mudança na dinâmica do julgamento e no corpo do júri, envolvendo os jornalistas especializados da redação do propmark, que acompanham de perto os grandes acontecimentos do mercado.
O júri foi composto por oito jornalistas do veículo, um diretor da Editora Referência (que edita o propmark) e um jornalista convidado. A avaliação seguiu critérios objetivos: desafio ou problema, estratégia adotada, execução e criatividade.
Os vencedores receberão o Troféu Marketing Best, em formato de cavalo, símbolo da premiação. Especial nesta edição apresenta os cases premiados, trazendo entrevistas com lideranças das agências e das empresas responsáveis pelos projetos.
Dia do Mídia
No dia 21 de junho, é celebrado o Dia do Profissional de Mídia. Em homenagem à data, a reportagem ouviu alguns dos principais representantes de agências e veículos do país. Eles falam sobre os desafios da mídia atual, que se apresentam essencialmente pelo caráter multifacetado do mercado e multiplicidade de canais.
Hoje, o mídia tem múltiplas funções e precisa ser uma espécie de maestro, criando um elo entre dados, conteúdo e audiência para que cada campanha chegue ao público certo, no tempo certo, e trazendo os melhores resultados para os clientes.
Além disso, o mídia agora trabalha alinhado aos criativos para viabilizar ideias que precisam chegar a vários canais. Parabéns a todos os profissionais de mídia!
Frase
“O Brasil prossegue sendo a fonte de juventude do futebol profissional mundial” (Armando Ferrentini).
Armando Ferrentini é publisher do propmark