No top 3 da propaganda mundial mais premiada, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido, o Brasil é reconhecido mundo afora pela competência e capacidade criativa dos seus publicitários. Não à toa, há brasileiros espalhados por vários países e muito bem colocados em grandes agências. Aqui, em solo nacional, os profissionais também dão show de criatividade nas telas da TV, do celular, do OOH, nas ondas do rádio e onde tiver espaço para a publicidade. É por isso que não é fácil escolher entre tantos bons.

Mesmo assim, o Prêmio Melhores do Ano do propmark reconheceu dez vencedores entre os melhores do mercado publicitário. Com uma indicação inicial de três nomes por cada categoria - no total, são dez -, a premiação abriu uma votação no site deste veículo disponível para quem desejassse votar na seleção. Não era necessário nenhum tipo de cadastro prévio.

Com mais de 23 mil votos em apenas duas semanas, a votação popular movimentou o mercado, com as empresas e os profissionais criando campanhas para angariar votos. É sempre importante ver essa concorrência saudável. Para os próximos anos, o objetivo do propmark é investir cada vez mais no prêmio, trazendo novidades, como forma de reconhecer e se aproximar dos players do setor.

Os vencedores de 2023 dão depoimentos nesta edição contando sobre suas estratégias, desafios e conquistas ao longo do ano. A Africa Creative ganhou em duas categorias: Agência de Propaganda e Liderança de Agência, com Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO. Em Agência de Live Marketing, a Hands foi a ganhadora.

A Eletromidia, que foi um grande destaque do ano no mercado de out-of-home, venceu como Empresa de OOH. Em Veículo de Comunicação, a Globo repetiu o feito do ano passado. Em Plataforma Digital, ganhou o Instagram, rede social que segue inovando e atraindo usuários.

O Itaú é o Anunciante do Ano e teve ainda o filme “Pra você chegar lá”, criado pela Galeria.ag para o Itaú Uniclass, reconhecido como Campanha do Ano. Por fim, Laura Esteves (DM9) foi eleita a Profissional de Criação e Leonardo Queiroz (Cogna) o Profissional de Marketing. Os depoimentos estão imperdíveis!

PPA
Como dito neste texto, a propaganda brasileira é repleta de exemplos da excelência criativa pela qual o país é reconhecido nos principais prêmios internacionais. O comercial “Gerações”, criado pela AlmapBBDO para comemorar os 70 anos da Volkswagen, que trouxe por meio de inteligência artificial a cantora Elis Regina em um dueto com sua filha Maria Rita, venceu o prêmio de Melhor Filme 30”+ do PPA (antigo Prêmio Profissionais do Ano), da Globo. A peça concorria como Melhor Campanha na premiação do propmark. O leitor também pode conferir os outros ganhadores do PPA em matéria nesta edição.

Comemoração
A data de capa da presente edição do propmark é histórica para a atividade publicitária. 0 4 de dezembro foi aclamado pelos presentes no Congresso Sul-Americano de Publicidade, realizado em 1936 em Buenos Aires, como o Dia Mundial da Propaganda. Nada mais justo e adequado para uma atividade empresarial/profissional que tem sido a menina dos olhos das empresas, seus diretores e profissionais que seguem à risca um mandamento que se tornou lugar-comum à própria civilização: “Sabendo usar não vai faltar”. O detalhe é que o próprio consumidor adotou o mote, nas suas decisões de compra, valorizando a comunicação publicitária.

Frase: “Aquilo em que se acredita é mais importante que o verdadeiro.” (Charles-Maurice de Talleyrant, citado por Leandro Karnal no artigo “A verdade verdadeira”, publicado no Estadão de 18/10/23).

Armando Ferrentini é publisher do propmark