Em uma das primeiras agências em que trabalhei, tive a sorte de encontrar um diretor de criação – hoje, um grande amigo – que me disse uma frase simples, mas de muita inspiração: publicidade sempre é sobre as pessoas.

Ela é feita por pessoas para retratar pessoas. Pessoas serão sempre o ponto de partida e o ponto de chegada de uma ideia.

Nada mais inspirador do que olhar o nosso semelhante para enxergar, nele, os nossos desejos, anseios, necessidades, expectativas, paixões…

Do marketing popular de uma bala vendida no farol com uma frase engraçada às milionárias ações da Apple de lançamento do último iPhone, o que está por trás dessas ideias, e a razão de elas existirem, é a mesma: impactar pessoas, gerar conexões legítimas e conversas genuínas entre as marcas e seus públicos.

A grande inspiração que você procura, portanto, pode estar naquela conversa com a sua avó; na brincadeira com um filho; no papo de café no escritório; na fofoca da mesa ao lado no restaurante; nas redes sociais.

Tudo isso é tijolo para erguer obras incríveis com ideias que falem diretamente com quem você quer se comunicar.

Afinal, a publicidade nada mais é do que a vida acontecendo.

E a essência real das pessoas está nessas ocasiões da vida cotidiana.

Nos tempos de hoje, ainda há uma vantagem: as redes sociais, onde vemos um grande espelho do mundo, da vida, do outro. O que seria de nós, publicitários, hoje, sem o Instagram, o nosso maior catálogo de histórias de pessoas, colocando na nossa tela o tempo todo uma fonte infinita de inspiração para criar em formatos de aspirações, pirações, memes, manias, opiniões…?

Portanto, a dica é: conheça gente. Converse com elas, escute as histórias, ouça suas reações aos mais diversos assuntos, entenda o modo como elas enxergam o mundo. Sem apego, sem juízo, só tente entender e absorver.

Cada pessoa é um universo de possibilidades, assuntos e ideias que podemos explorar para criar de um jeito genuíno, com personalidade. E autenticidade é a grande busca em qualquer ideia que você possa ter.

Pode reparar. As marcas que fazem a melhor comunicação atualmente falam cada vez menos sobre elas mesmas. E cada vez mais sobre as pessoas que estão no seu universo.

Publicidade sempre é sobre pessoas.

Sempre.

Diogo Mono é associate creative director na agência 35