Olimpíadas são sempre especiais! A falta de público tira um pouco o clima de comemoração, mas acompanhar o desempenho desses atletas quase super-humanos é sempre uma experiência aguardada com ansiedade em ciclos de quatro anos. A gente sabe o tamanho do esforço que está por trás de cada medalha.

Muitos desses atletas estão atrás de um reconhecimento que não necessariamente se traduz em dinheiro. É o coroamento de uma dedicação de anos e estar num pódio é uma honraria que mobiliza as pessoas desde a Grécia antiga.

Inevitável fazer um paralelo com as premiações, de uma maneira geral, e seus efeitos também no marketing. Não à toa os programas de incentivo são uma atividade tão eficaz para motivar profissionais e superar metas. A compensação financeira é sempre importante, mas o que motiva os profissionais é mesmo o destaque e o reconhecimento que os levam ao pódio.

É claro que a premiação precisa ser algo especial para atrair os participantes e motivar o empenho. As viagens são, historicamente, o prêmio mais desejado. Não uma viagem qualquer.

Os organizadores de programas de incentivo contam com agências especializadas para criar experiências que são desenvolvidas sob medida, envolvendo os participantes desde o lançamento do programa até a viagem-prêmio.

Durante a pandemia, as viagens ficaram comprometidas, mas a criatividade esteve presente na criação de premiações possíveis, mantendo os programas de incentivo ativos e relevantes. Na hora de reconhecer os melhores profissionais de marketing, as premiações do nosso mercado cumprem muito bem esse papel.

Recentemente, em junho deste ano, ocorreu mais um Cannes Lions, um festival que, há 67 anos, premia os trabalhos mais criativos do mundo. Profissionais de quase 100 países esperam ansiosamente a oportunidade de demonstrar sua criatividade e levar um cobiçado Leão para casa. Uma premiação que pode mudar uma carreira. Aqui no Brasil, temos premiações igualmente valorizadas e objetos de desejo desses profissionais. O Prêmio Colunistas, por exemplo, já existe há mais de 50 anos e continua sendo buscado como uma forma de reconhecimento de profissionais e suas agências. No mercado de live marketing, onde atuo, o Ampro Globes acaba de ser lançado, tendo suas inscrições abertas para sua emblemática edição de 21 anos em 2021.

O tempo passa, mas o valor das premiações continua inalterado porque pode mudar a história de quem conquista os troféus. O que acontecerá com Rayssas ou Italos depois da conquista de uma medalha olímpica? O que aconteceu com Isaquias Queiroz, que surpreendeu o mundo na canoagem, tornando-se agora um dos seus maiores expoentes?

Saídos de lugares pouco conhecidos, como Imperatriz, do Maranhão, como é o caso da Rayssa; ou Baia Formosa, do Rio Grande do Norte, origem do surfista Italo Ferreira; ou ainda da pequena Ibaitaba, da Bahia, no caso do Isaquias, eles se tornam ídolos mundiais.

Em tempos de predominância das redes sociais, o primeiro efeito é uma popularidade do tamanho de mais de 5 milhões de seguidores, como é o caso da Fadinha do Skate. Felizmente, o sucesso nas medalhas acaba sendo acompanhado de um reconhecimento financeiro advindo de patrocínios e outras formas de remuneração que esses atletas excepcionais supermerecem.

Guardadas as devidas proporções, se dá o mesmo no universo do marketing, quando um profissional conquista uma premiação importante: sua vida profissional pode mudar, enriquecendo seu currículo ou sua pasta, catapultando-a para um outro patamar num mercado altamente competitivo.

Continuaremos acompanhando as imagens mágicas da Olimpíadas, reconhecendo aqueles que ocupam os degraus do pódio. E continuaremos apostando nas premiações como forma de superar desafios. Se é sua a decisão de participar de uma premiação do nosso mercado, prestigie esse mecanismo de reconhecimento e inscreva seus cases. Vamos premiar quem merece!

Alexis Thuller Pagliarini é presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) (alexis@ampro.com.br)