E m sua sétima edição, o Prêmio Melhores do propmark refletiu a consolidação de alguns movimentos importantes do mercado publicitário brasileiro. Vencedora em Agência de Publicidade, a DPZ, por exemplo, mostra a sua capacidade de reinvenção após passar por uma profunda reestruturação a partir de 2021, com troca de liderança, ajustes operacionais e ‘relançamento’ do nome - deixou o DPZ&T, adotado desde a fusão com a Taterka em 2015, e voltou acertadamente para a sigla icônica.

Podemos dizer que hoje estamos diante de uma nova DPZ, mais moderna e integrada, utilizando a tecnologia de armazenamento de dados do seu controlador Publicis Groupe, mas preservando a herança criativa que a consagrou na história da propaganda brasileira e fazendo jus aos fundadores Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza.

“Fizemos isso sem perder a nossa essência criativa e a nossa responsabilidade histórica”, frisou o CEO Benjamin Yung, que foi premiado na categoria Liderança de Agência na edição de 2025. A conquista dupla faz todo o sentido e só reforça o mérito de BJ, como é conhecido no mercado, na condução da agência.

Para o executivo, o reconhecimento vindo de uma votação popular simboliza a virada que a DPZ viveu. “A gente foi da lona ao topo. Para o mercado, reforça o valor desse legado. A DPZ sempre foi uma referência criativa, e ver a agência novamente entre os protagonistas mostra que tradição e reinvenção podem coexistir”, declarou.

Em Plataforma de Publicidade, categoria estreante no Prêmio Melhores do propmark, a ganhadora foi a Amazon Ads, ratificando a força da plataforma, que movimentou globalmente US$ 56 bilhões em 2024 e lidera o setor.

Dentre as cinco categorias que destacam os melhores profissionais do mercado, as mulheres ocuparam espaço em três delas. Sophie Schönburg (BETC Havas) foi eleita a Profissional de Criação; Flavia Braga (também da BETC Havas) ganhou em Profissional de Atendimento e Negócios; e Nathalia Garcia (Bradesco) é a Profissional de Marketing. Uma demonstração de que a sororidade continua em ascensão na propaganda.
Assim como a DPZ e a BETC Havas, a Record também foi premiada em duas categorias - ganhou em TV Aberta e viu seu diretor nacional de marketing, Fabiano Freitas, ser reconhecido como o Profissional de Veículo do Ano. 2025 foi um período de investimentos e expansão para a emissora, com seu protagonismo nas transmissões esportivas, passando a reunir oito estaduais em sua grade, além do Brasileirão.

Outro destaque foi a conquista da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) como Entidade do Mercado. A vitória marca também os dez anos de gestão da CEO Sandra Martinelli à frente da entidade, que realmente se reinventou nessa última década, com uma agenda intensa de eventos, publicação de guias e livros, além da ampliação em articulações institucionais.

Por fim, e não menos importante, o Mercado Livre foi escolhido como o Destaque do Ano na votação popular do prêmio, que nesta edição recebeu 16.273 votos do público. A conquista é a prova de como o marketplace líder do país, que se tornou quase onipresente na vida dos brasileiros, segue inovando, inclusive na comunicação.

Esta edição do jornal traz depoimentos exclusivos dos vencedores, que falam sobre o significado do reconhecimento, além das conquistas e desafios do ano.

PPA
Na semana passada, também foi a vez de a Globo reconhecer os talentos da propaganda brasileira com a cerimônia de entrega do prestigiado PPA - Prêmio Profissionais do Ano, em São Paulo.

Nas seis categorias principais da premiação nacional, as agências vencedoras foram: LePub; Africa Creative; Suno United Creators; Droga5 São Paulo; Wieden+Kennedy SP e Calia. Confira a cobertura da premiação.

Frase: “Uma pequena tolice aqui e ali é valorizada pelos homens mais sábios”
(Roald Dahl).

Armando Ferrentini é publisher do propmark