Inacreditável ouvir nos dias de hoje pessoas ainda dizerem que não separam lixo orgânico e reciclável. Mas é real. Adotar práticas simples sustentáveis, como também tomar um banho mais rápido, fechar a torneira da pia enquanto se escova os dentes ou apagar as luzes do cômodo que não está sendo usado, é um dever de todos. Com os últimos temporais, recorde de temperaturas extremas, seca e enchentes em vários cantos do mundo, causando desastres e matando muita gente, não dá mais para negar que o aquecimento global bate à porta.

E, mesmo para especialistas e metereologistas que já previam esse cenário, as mudanças climáticas estão ocorrendo num ritmo mais rápido do que se esperava. O que nos resta fazer é, ao menos, contribuir com simples atitudes no dia a dia para preservar o meio ambiente. Já as empresas, com todo o seu poder econômico, além de adotarem os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) em suas estruturas, também têm a responsabilidade de ampliar a conscientização de seus colaboradores sobre o tema, bem como das comunidades em seu entorno.

Nesta semana, o propmark estreia a série “Reciclagem”. O objetivo é abrir o debate sobre logística reversa, reciclagem e sustentabilidade. As reportagens vão abordar os temas em diversos setores que movimentam o mercado, destacando como marcas e consumidores podem contribuir na construção de um futuro mais sustentável.

A edição desta semana começa com uma explicação sobre logística reversa, conceito que se refere ao processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos, materiais e informações, que vão desde o ponto de consumo de volta à ponta de origem ou à reciclagem. Na prática, se trata de fazer os produtos retornarem à cadeia de suprimentos, ou seja, em vez de um bem ser feito, usado e jogado fora, ele é usado, devolvido e reciclado.

São ações como a coleta de produtos usados, a recuperação de materiais recicláveis, o descarte adequado de resíduos perigosos, o recondicionamento de produtos para reuso e redistribuição de produtos devolvidos.

O primeiro segmento a ser tratado é o de eletrônicos, caracterizado por ciclos de vida curtos dos produtos, o que gera um grande volume de dispositivos obsoletos e resíduos eletrônicos. A reportagem ouviu estratégias de marcas como Samsung, Motorola, LG, Electrolux e Whirlpool Corporation, dona de Brastemp e Consul.

A se valer das declarações dos executivos, as companhias estão comprometidas em engajar o público em suas ações de sustentabilidade. “Queremos engajar as pessoas para assumirem conosco este compromisso com o meio ambiente, parte relevante nas nossas metas globais de sustentabilidade”, afirmou Sonah Lee, head de marketing corporativo e ESG da LG Electronics do Brasil.

A LG declara ter registrado neste ano uma taxa de conversão de energia renovável de 8,2%, como resultado de seu compromisso de usar apenas energia renovável em suas unidades de negócios globais até 2050.

Já a Whirpool lançou recentemente seu Sistema Individual de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, um sistema próprio de logística reversa para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de grande porte e com abrangência nacional.

“Acreditamos que a educação e o letramento, não só dos consumidores, mas também de nossos colaboradores, são essenciais para conscientizar sobre a responsabilidade de cada um para uma comunidade e um planeta melhor. Como companhia global, devemos ser exemplo para outras empresas, comunidade, consumidores e colaboradores”,  disse Bernardo Gallina, vice-presidente jurídico, compliance e assuntos corporativos da Whirlpool para América Latina.

A série “Reciclagem” continua nas próximas semanas com a publicação de reportagens sobre resoluções de outros setores da economia, incluindo o de mídia.

Frase: “A maior ferramenta para sua empresa não é tecnologia nem investimento, são pessoas.” (Alfredo Soares, no livro de sua autoria “Bora vender”, editado pela Gente Editora).

Armando Ferrentini é publisher do propmark