No mundo moderno, as pessoas passam a maior parte de seus dias em frente às telas. Seja trabalhando ou no horário de descanso, os olhos estão atentos aos computadores e celulares. E podem apostar: sempre conectados às principais redes sociai.
Esse cenário é responsável pela migração do interesse dos consumidores em produtos ou serviços físicos para o digital. Hoje, o desejo de aquisição está muito mais relacionado aos anúncios online do que a cartazes estampados em frente às lojas. O “offline” ainda é importante, claro, mas podemos dizer que está ficando “fora de moda”. E as empresas - independente do seu porte ou nicho - têm investido cada vez mais em inteligência e recursos para consolidar os posicionamentos nas redes.
Além dos dois maiores players no universo de anúncios (Facebook Ads e Google Ads), o TikTok tem se mostrado um grande aliado para as companhias. A plataforma, que tem 8,8 milhões de adeptos só no Brasil, é um atrativo para quem procura alavancar suas vendas e crescer seus negócios. Ademais, a rede social vem sendo importante para os que buscam driblar a crise imposta pela pandemia da Covid-19.
Com vídeos funcionais, que revelam “o que está por trás” de grandes marcas e todo o trabalho feito para o desenvolvimento de um produto ou serviço, o TikTok tem desempenhado um papel importante para os negócios. E alguns cases de sucesso apontam que a tendência já se tornou uma realidade.
No TikTok, praticamente não há limites para a criação de ideias. A Cacau Show, por exemplo, produziu um conteúdo no qual mostra as diferentes maneiras que as pessoas podem consumir sua nova barra de chocolate ao leite. Com isso, além de expandir muito o número de visualizações, chamou a atenção dos espectadores para a sua marca e seu produto de uma maneira completamente descontraída. Uma grande sacada.
Outro case que arrebentou na plataforma diz respeito à promoção do McDonald 's - maior rede de fast-food do mundo. Na ocasião, o restaurante divulgou um vídeo de seu novo produto, um potinho com queijo cheddar extra. O conteúdo chegou a 18,4 milhões de visualizações e mais de 99 mil likes. Até hoje, o assunto é destaque na Internet e influenciadores comentam sobre a “piscininha de cheddar”.
Isso apenas reforça algo cada vez mais óbvio para o mercado: o TikTok vem sendo uma ferramenta poderosa para as empresas. Mas, quem está muito feliz com a plataforma são os micro e pequenos empreendedores. Desde os que não tinham tanta projeção de crescimento quanto aos que buscavam alguma maneira de sair do vermelho e conseguir vender mais, ao ingressarem no TikTok, viram um crescimento constante na quantidade de pedidos e no seu faturamento.
De fato, o futuro é incerto e desperta a curiosidade, mas, às vezes, podemos imaginá-lo. Em relação ao TikTok, acredita-se que a rede social continuará sendo cada vez mais utilizada e consumida. Em relação aos negócios, bom, irá depender de cada caso. Muitos estarão recuperados da crise e em rota de crescimento. Outros, nem tanto. Mas, em ambos, aposto que a plataforma de vídeos da ByteDance continuará sendo uma carta na manga.
Clarissa Millford é produtora audiovisual e criadora da Academia de TikTokers