Transparência é uma palavra que pode ser definida como clareza e ausência de ambiguidade. Mas qual o impacto dessa palavra no contexto recente dos negócios?
No atual panorama de mercado, muitos setores seguem em ritmo acelerado de transformação. Afinal, acompanhar as necessidades e anseios de nossos consumidores demanda muita agilidade.
Então, de um lado, temos esse tempo de resposta ou de adaptação cada vez menor. De outro, uma demanda avassaladora dos nossos consumidores por mais transparência, seja em nossos processos de produção, em nossos ingredientes ou até mesmo maneira como nos comunicamos.
Prova disso é o que aponta o relatório da Euromonitor International - “10 Principais Tendências Globais de Consumo para 2023” -, dizendo que 30% dos representantes da Gen Z tomam decisões de compra com base nas crenças sociais e políticas das empresas e 24% boicotam instituições que não as compartilham com a sociedade.
Vale lembrar que esta é uma geração já atuante no mercado de trabalho e, portanto, com poder de compra e aptos a fazerem suas próprias escolhas.
Outra pesquisa, realizada pelo LinkedIn, em 2022, sobre o comportamento, hábitos de consumo e valores dessa geração, traduz um pouco do que estou dizendo: 62% preferem marcas que são transparentes e preocupadas com práticas sustentáveis. Aqui, mais do que a qualidade e o preço, estamos falando de conexão de valores e de propósito.
Uma coisa é fato: não há mais espaço para meias verdades!
Nos últimos 15 anos, desde que me juntei à antiga Johnson & Johnson Consumer Health, agora Kenvue, tenho presenciado os esforços não só da empresa a qual represento, mas do setor de maneira geral, em busca de uma relação cada vez mais transparente com seus públicos de interesse.
Johnson's é uma das nossas marcas pioneiras em levar a transparência de ingredientes para os consumidores em diferentes pontos de contato. Nos sites, por exemplo, fornecemos aos nossos consumidores informações transparentes em relação aos nossos processos e ingredientes, para que assim possam tomar decisões mais conscientes, impactando diretamente suas rotinas de autocuidado. Nas redes socias também trazemos isso em conteúdos e contamos com uma rede de influência para explicar a importância da temática. Sem contar a campanha atual da marca, que ressalta o impacto positivo do uso das fórmulas corretas na pele dos bebês.
Quando ampliamos esse olhar para sustentabilidade, seguimos essa mesma jornada de transparência por meio do nosso projeto Missão Vidas Saudáveis, que tem como foco a saúde das pessoas, do planeta e o engajamento dos colaboradores. Nesse programa também temos avanços significativos. Para se ter uma ideia, por meio de nossas marcas icônicas Listerine®, Neutrogena® e Sempre Livre®, dentre outras, comemoramos, em um período de dois anos, a redução de mais de 1,2 mil toneladas de plástico na América Latina, equivalente ao peso do Cristo Redentor.
Outros exemplos que temos: o frasco de JOHNSON’S® com plástico reciclado, lançado em 2012 no Brasil e exportada para outros países da América Latina, Sempre Livre® que, em 2018, fabricou no Brasil sua primeira embalagem com plástico reciclado pós-consumo (PCR) e as garrafas transparentes de Listerine® fabricadas na América Latina, també com PCR.
Sabemos que como indústria, e com marcas líderes como as que temos, precisamos assumir o tamanho da nossa responsabilidade e incentivar outros players a fazerem o mesmo. São passos relevantes para a manutenção de uma relação de extrema confiança entre nossos consumidores, nossa empresa e nossas marcas.
Com informações transparentes e amigáveis, somos capazes de empoderar os consumidores para que possam tomar decisões mais conscientes tanto para a sua saúde, como para a saúde do planeta.
Daniella Brissac é vice-presidente de marketing e CCX na Kenvue