O Google apresentou na manhã desta quinta-feira (29) a nova versão do Orkut, uma das maiores redes sociais do mundo. Por cerca de nove meses, a equipe global de desenvolvimento da empresa trabalhou para redesenhar a experiência de navegação, interação e comunicação dos usuários. “A internet está cada vez mais social. Esta inovação é apenas o começo do que ainda está por vir. A ambição do orkut é tornar-se um produto global”, disse Alexandre Hohagen, presidente do Google no Brasil. Atualmente, a rede social configura-se como uma das mais preferidas entre os brasileiros (com um alcance de 75%), indianos e latino-americanos.

A migração para a nova versão será realizada por meio de convites. Segundo João Bortone, diretor de marketing do Google,  a empresa inicia, a partir de agora, a segunda fase de uma campanha que tem a finalidade de promover convites aos usuários. “O brasileiro é um público vaidoso e tem um comportamento de sempre querer ser o primeiro. Partimos dessa premissa para não fazer uma campanha de marketing tradicional”, afirmou o executivo. 

Na primeira fase da ação – realizada semanas atrás – o Google criou um personagem batizado de Danilo Miédi (brincadeira com o termo em inglês add me), que divulgou uma tela com o novo layout do orkut postada na página de download do navegador Google Chrome. O “vazamento” foi viralizado por meio de posts no blog do personagem, em seu usuário de twitter, e em vídeos no YouTube. Com a ação, o personagem teve mais de dois mil followers do twitter e mais de 4 mil amigos no Orkut. “Agora, na segunda fase, o Danilo vai distribuir os convites aos usuários”, explicou Bortone.

Contudo, em relação aos anunciantes o novo formato não traz, até o momento, novidades.
“Por enquanto nada muda para as empresas. O orkut tem, atualmente, um espaço publicitário que não está confinado aos anunciantes. Com a ferramenta “orkut promote” –  tanto os usuários quanto as empresas podem promover novidades”, explicou Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina.

Sem revelar números, o executivo disse, porém, que a receita do Orkut nos últimos nove meses tem apresentado  resultados “bastantes satisfatórios”. “Grandes anunciantes como Coca-Cola, Unilever, Tim, Casa Bahia e Ambev, por exemplo, tem investido, ao longo do tempo, em ações na rede”, complementou Berthier.

Mais fotos

Um dos destaques da nova interface é a facilidade de compartilhamentos de fotos. Dados recentes de uma pesquisa realizada pela NetPop Reserach, a pedido do Google, mostram que as fotos são uma das mais populares funcionalidades do orkut para 67% dos usuários. “Essa nova versão tem como característica conectar as pessoas e organizar as informações sociais de seus amigos”, disse Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut.

Segundo o executivo, 80 milhões de pessoas acessam a rede social a cada 30 dias e têm compartilhado mais de 30 milhões de fotos diariamente.

por Juliana Welling