O estudo "Tendências da Comunicação Interna 2023", feito em parceria com a Ação Integrada, tem o propósito de trazer clareza sobre as jornadas de dentro das empresas
Um estudo desenvolvido em parceria da Ação Integrada com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) apontou quais são os maiores desafios de comunicação interna enfrentados pelas empresas, intitulado "Tendências da Comunicação Interna 2023".
O estudo tem como propósito trazer clareza a partir de dados das jornadas de dentro das empresas com base nas respostas de 163 empresas de diversos segmentos de todo o país.
De acordo com o levantamento, engajar as lideranças como comunicadores é o principal desafio, com 74% das respostas, seguido por fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais, com 55%, comunicar a estratégia e cultura da empresa (54%) e, por fim, gerenciar o excesso de informações, com 51%.
Outros pontos identificados pela análise foram que 53% das empresas têm investido em canais internos de comunicação, 38% em campanhas e 31% em comunicados internos.
“Em outros insights, a pesquisa mostra que o percentual que a gente investe em apresentações de PPT, as quais somos demandados, é mais de dez vezes maior do que o tempo que investimos em mensuração, por exemplo, ou mais que o dobro do investimento em escuta e diagnóstico. O que é mais importante? Como eu lido com a demanda que chega? São reflexões que a pesquisa traz”, afirmou Thierry Pignataro, diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada.
O estudo também revelou quais são as maiores implantações desejadas pelas empresas para 2023 e, entre as respostas estão treinamento com gestores para serem melhores líderes comunicadores (25%) e sistematização de rituais de conversas (21%).
Além disso, o estudo também apontou sobre a horizontalização da comunicação dessas empresas e 28% delas afirmaram que planejam implantar um programa de influenciadores internos, enquanto 22% planejam implantar um programa de Agentes de Comunicação.
Outro tema tratado pela pesquisa foi a responsabilidade das empresas em comunicar melhor e manter a saúde mental de seus colaboradores e, sobre isso, 78% das respondentes afirmaram que estão cuidando da quantidade de conteúdos para evitar os excessos, enquanto 73% disseram ter calendário para organizar os temas ao longo do ano.
“Apesar disso, os dados estão mostrando que as campanhas estão crescendo: 43% das empresas fizeram mais do que 16 campanhas em 2022 e, para este ano, as empresas (24%) planejam aumentá-las ao invés de reduzi-las”, ressaltou Pignataro.
Planejamento e gestão
O estudo Tendências da Comunicação Interna 2023 também mostrou que as áreas de Comunicação Interna estão sendo conduzidas com um olhar cada vez mais de gestão além de execução.
De acordo com a análise, 79% das áreas de CI têm um planejamento estratégico que orienta as ações, enquanto 86% têm os objetivos de CI vinculados aos da organização.
Por fim, o levantamento concluiu que há alguns caminhos possíveis para a evolução da CI nas organizações, como melhorar a experiência com os canais, focar no prioritário do negócio mais do que nas áreas, descentralizar a comunicação e, além de executar a comunicação, fazer a gestão dessa comunicação.