Espontânea e inquieta, a jovem Manuela Carvalho, neta do legendário Tuta Carvalho, o mais famoso nome da rádio Jovem Pan, agita a emissora da família, que frequenta desde criança. Jornalista por formação, ela já passou por várias áreas da rádio e agora encara o desafio de ser uma executiva de publicidade. “Eu estou amando o desafio, cada dia aprendendo muito”, diz Manu. Muito ativa, a neta de Tuta – ela é filha de Marcelo Leopoldo e Silva de Carvalho, VP da rádio, e sobrinha de Tutinha, presidente da Pan – também é influenciadora digital. Para ela, o jeito de se comunicar está mais dinâmico e verdadeiro. “Os influenciadores estão criando novas formas para o mercado”, opina. Confira a sua entrevista.
Trajetória
Sempre gostei do meio de comunicação, afinal, está nas minhas veias (nasci no ninho do meu avô Tuta Carvalho). Com 10 anos, eu adorava frequentar os estúdios da Jovem Pan. Aos 18, entrei na faculdade de jornalismo. Trabalhei na produção de jornalismo na Pan por três anos e decidi entrar no mundo da moda. Eu me formei em styling no IED Londres e sempre busquei fazer cursos para me aprimorar. Sempre gostei do mundo da moda, aprendi com minha avó, Margot Carvalho, que ensinou muito do que sei. A Jovem Pan sempre foi uma rádio à frente, há mais de 10 anos investe em conteúdo na internet. Conversando com a diretora da Jovem Pan Online, Silvia Carvalho, tivemos uma ideia: mostrar os eventos de moda de uma forma bem-humorada (bem do jeito que sou). Já conseguimos entrevistar grandes personalidades, como Gisele Bündchen, Carine Roitfeld e Izabel Goulart. E comecei a me tornar uma influenciadora do meio, hoje tenho mais de 1.200.000 impressões no meu Instagram com 90.3 k seguidores.
Publicidade
Senti a necessidade de conhecer o universo da publicidade, pois já transitava nesse meio, e no ano passado comecei a fazer uma pós nessa área na ESPM. Estou na área comercial há seis meses e todos os dias aprendendo muito.
Influência
Sempre gostei do universo da televisão e do rádio. Sem contar que o meu avô Tuta é a pessoa que mais me inspira e a minha família também. Cada um tem um jeito transformador. Aos 8 anos, minha mãe me colocou no teatro porque via o quanto eu gostava de falar e me comunicar. A Jovem Pan sempre fez parte da minha vida, desde pequena, nas minhas férias ficava nos estúdios quietinha olhando o dinamismo que o rádio traz. Amava participar do programa Pânico, como sempre fui muito espontânea, adorava ir lá contar piadas. A parte boa de estar no dia a dia da rádio e me apaixonar é que sempre tive certeza de que a minha profissão seria aqui.
Influenciadora
Sempre fiz questão de trazer assuntos diferentes para os meus seguidores. Sou muito verdadeira, por isso, as pessoas acabaram criando uma intimidade. Gravava vídeos e fazia perguntas inusitadas, sempre fiz brincadeiras e, acima de tudo, pensava no que as pessoas queriam ver. Um dos projetos que criamos foi o Hit and Hate, que é um sucesso (com Arlindo Grund e Camila Todelo), em que falamos sobre o estilo das pessoas, tipo um fashion police.
Desafio
Eu estou amando o desafio de ser uma executiva de publicidade da rádio, cada dia aprendendo muito, e ser influenciadora ajuda a entrar no meio da publicidade. Quando comecei, há seis meses, algumas pessoas me ajudaram muito a entender esse mercado (posso fazer um agradecimento especial ao meu chefe, Rodolfo Negrão, e à minha gerente, Marcela Marchi, que me ajudam muito!).
Tempo
Eu trabalho há 10 anos na Jovem Pan, entrei com 18. Já passei por algumas áreas, acho muito importante para entender o negócio.
Comunicação
Acredito que estamos sempre em transformação, hoje grande parte dos jornalistas faz parte de brand content, ou seja, fecha parcerias comerciais. O mercado está fazendo cada vez mais projetos personalizados com experiências. O jeito de se comunicar está mais dinâmico e verdadeiro. Os influenciadores estão criando novas formas para o mercado.
Projetos
Estou adorando a área comercial. Sou muito ativa, hoje, além da rádio, também faço relações públicas de algumas empresas e tenho minha vida como influenciadora digital. Sempre tento encontrar oportunidades e estudar o mercado, que está em constante transformação.
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