Sócio-fundador da Satélite Áudio, Kito Siqueira é o jurado brasileiro em Entertainment Lions for Music. Ele destaca que os trabalhos na competição podem ter tantos comerciais, discos, videoclipes ou faixas para streaming. Para Siqueira, a música tem muitos poderes: pode emocionar, alegrar, ser divertida e triste, e na propaganda ajuda para que uma mensagem seja fixada de maneira intuitiva e abrangente. “As melodias ficam em nossa memória por muito tempo e isso traz uma grande absorção da comunicação”. Nesta entrevista, o profissional fala sobre outros júris que já participou e das suas expectativas para a estreia como jurado do festival que “é a referência de criatividade em nosso mercado”.
Experiência
Já participei de alguns júris internacionais e foram ótimas experiências. Fiz parte do júri no D&AD, na categoria de Music Videos. Lá foi uma grande experiência devido ao altíssimo nível de material inscrito e com discussão e critérios bem definidos e altos, com toda a preocupação em manter o nível e qualidade do festival. Fiz parte também do júri de audio/music/interactive/digital no Ciclope International Film Craft, em Berlim. Novamente também um alto nível de discussão e trabalhos. Além dessas experiências, já fui duas vezes mentor no SXSW no Music Festival, que me proporcionou conhecer e ajudar profissionais e estudantes.
Trabalhos
Os trabalhos na categoria de Music Entertainment são muito variados e podem ter tanto comerciais, discos, videoclipes, faixas para streaming etc. Todas as formas de contato e interação de música com marcas/artistas/causas para comunicar. Sempre em Cannes temos um alto nível de qualidade criativa.
Julgamento
O maior desafio é entender os diferentes contextos nos quais as peças foram concebidas e veiculadas, entender como cada cultura e mercado absorve e trata os diferentes estilos e sonoridades musicais. E avaliar se essa comunicação foi inovadora, criativa.
Música
A música tem muitos poderes: pode emocionar, alegrar, ser divertida, triste, tem possibilidade de ter letras, com uma mensagem clara e ainda traz todo o contexto musical para que uma mensagem seja fixada de maneira intuitiva e abrangente. As melodias ficam em nossa memória por muito tempo e isso traz uma grande absorção da comunicação. Lembro-me de jingles da minha infância que até hoje estão na minha memória, muitas dessas companhias nem existem mais, mas as músicas ficaram em mim até hoje.
Tendências
Existe uma busca por caminhos inovadores que consigam engajar as pessoas de uma maneira que seja divertida. No nome da categoria já tem o “Entertainment”, que deixa claro que essa comunicação tem de transcender os formatos convencionais e passar a ser algo da cultura pop, digital, que faça parte de como aquilo entreteve as pessoas que foram impactadas pela obra. Ser inovador, porém mantendo a busca pela qualidade musical.
Ajustes
Cannes é, sem dúvida, o mais importante e reconhecido festival do mundo e é a referência de criatividade em nosso mercado, porém mesmo Cannes está buscando mudar e se tornar cada vez mais atualizado. Acho importante o festival buscar inspirações em outros eventos para trazer o melhor. Penso que o crescimento do SXSW, Clio e D&AD ajudou nesses ajustes que o festival fez nos últimos anos, tornando-se cada vez mais relevante ao mercado.
Preparativos
Já estou participando do julgamento online e são muitas horas de material para avaliar. É muito importante esse momento em que começamos a conhecer e pesquisar os trabalhos que estarão sendo julgados. Além disso, normalmente eu assisto muitos clipes/apresentações/filmes.Estou aprendendo muito com o processo e os trabalhos que estou em contato. Em Cannes, será muito bom poder conhecer vários profissionais do mundo, passar uma semana analisando, vendo a fundo a questão da produção musical. Isso é uma delícia, afinal é o que gosto de fazer na vida, e será delicioso fazer isso na beira do Mediterrâneo.
Leia mais
“Dizem que Deus está nos detalhes, isso é craft”, diz Alessandra Sadock
Júri brasileiro em Cannes vai trabalhar de forma integrada